Sierra Burgess é uma Loser

| 12 setembro 2018 |


Sierra é uma adolescente com o corpo "fora dos padrões" para ser considerada uma pessoa bonita, principalmente pelos seus colegas de escola, não que isso já tenha lhe importado de alguma forma. Porém, tudo muda quando, por engano, Jamey lhe manda uma mensagem, e eles começam a se conhecer, sem nunca terem se visto. O problema é que Jamey pensa estar falando com Verônica, uma líder de torcida, o estereótipo perfeito de uma bela adolescente americana.

Pela primeira vez na vida, Sierra começa a questionar seu corpo, sua aparência, achando que ela nunca poderia competir com a beleza de Verônica, que Jamey nunca falaria com ela novamente após descobrir quem ela realmente era. Porém, a farsa começa a ir além dos limites, quando Verônica entra na jogada e finge ser a pessoa com quem Jamey conversava todos os dias no telefone, a pessoa por quem ele realmente tinha se apaixonado.

A Netflix, para o nosso deleite, parece estar se especializando em adaptações de histórias fofas e românticas protagonizadas por adolescentes. Por mais que esse filme no quesito fofura fique aquém de "A Barraca do Beijo" e "Para Todos os Garotos Que Já Amei", a mensagem que ele passa é muito mais importante, significativa, em um mundo tão repleto de bullying e fixação para aparência, pelo estereótipo de um corpo perfeito.

O relacionamento de Sierra e Jamey começa de forma acidental, apenas pelo telefone. A princípio com palavras digitadas, depois através de ligações, eles criam um elo que não seria possível se fosse iniciado de outra maneira. Jamey se sentiu atraido por Verônica, pela sua aparência, mas quem realmente lhe conquistou foram as palavras e a voz de alguém que tinha vergonha de mostrar o seu próprio rosto.

Embarcando no tema "representatividade" iniciado em "Para Todos os Garotos Que Já Amei", que lutou para ter uma personagem oriental como protagonista, também é incrível ver a personagem título do filme sendo uma mulher completamente fora dos padrões de beleza ditados pela sociedade, aquelas que sempre ganham o papel principal nos filmes.

A atriz Shannon Purser, não é tão magra quanto personagens que costumamos encontrar no papel principal de romances adolescentes. Ela, no máximo, é a melhor amiga inserida na história para as cenas cômicas. Foi incrível poder ver um tabu como esse ser quebrado, o quanto a personagem pode ser linda, por dentro e por fora, apenas sendo quem ela realmente é.

"Sierra Burgess é uma Loser" é um filme para aqueles que se sentem excluídos, ou que se aceitam exatamente do jeito que são. Um filme para os populares e para aqueles que nunca estiveram sob os holofotes. Um filme com um romance lindo, encantador e que nos mostra que é possível amar e ser amado, de qualquer maneira, inclusive em um filme, onde tudo deveria ser "perfeito". E no fim tudo é perfeito mesmo.

4 comentários:

  1. O assunto abordado nesse filme é bastante interessante sim!
    Que bom assistir um filme onde a personagem principal não é "perfeitinha", e o que realmente importa é a sua essência.

    Já assisti filmes com histórias bem semelhantes ,mas ainda assim fiquei curiosa em conhecer a Sierra.
    Gosto de histórias românticas como essa.

    Bjs. =))

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Vi o trailher desse filme ontem e já fiquei doida pra assisti, adora história com personagem "fora dos padrões" e essa sua crítica me deixou ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Jana!
    Adoro sempre suas dicas de filmes.
    Se é comédia um tanto adolescente, até vale a pena, mas essa confusão toda até dá agonia.
    Fico feliz em ver que ela não muda sua forma de ser por causa de ninguém, quem quiser que goste dela como é.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Sabe aquele filme que faz você terminar sorrindo à toa? Para mim esse filme me fez me sentir dessa forma, creio que deveria ser um filme que toda menina deveria olhar, não existe padrão de beleza, e apesar dos tropeço da personagem principal, mostra o poder da amizade e de como as vezes falar faz bem e se expressar os nosso sentimentos. Amei demais o filme ♥

    ResponderExcluir