Bruxa Akata

| 27 agosto 2018 |



Editora: Galera Record
Adquira o seu exemplar: Amazon

Ser uma pessoa leopardo significa ter poderes sobrenaturais, fazer coisas inimagináveis e, muitas vezes, ter alguma característica incomum. Sunny é albina, a única de sua região com a pele totalmente clara, mal conseguia sair ao sol, até descobrir que ela não era incomum apenas na aparência, mas também era especial em muitos outros sentidos.

Livros que desenvolvem novas mitologias são sempre desafiadores em vários sentidos. No caso da obra criada pela autora Nnedi Okorafor, é necessário estar muito preparado e atento para acompanhar essa narrativa. Muitas informações nos são apresentadas, página após página, sobre esse novo mundo em que a protagonista está sendo inserida. Não é difícil se sentir um pouco perdido em certos momentos, ou ter que voltar algumas páginas para relembrar alguma informação crucial.

No primeiro livro da série somos apresentados a quatro jovens com dons especiais. Sunny, a protagonista, é a única que não nasceu nesse universo, a única que deve começar do zero em todos os aprendizados de seu novo mundo e a única que precisa esconder de sua família sobre sua condição.

É interessante o quanto Sunny aceita bem essa nova situação, todas as descobertas, apesar de sentir receio em não poder contar para seus pais e irmãos todas as aventuras que ela vive quando não está em casa. Agora, ela teria que estudar muito e tentar passar cada um dos níveis das pessoas leopardo, até o último, o mais poderoso, mas o qual poucos indivíduos realmente conseguem sucesso.

Ao mesmo tempo, a menina também tem que lidar com a vida cotidiana de sua escola, colegas muito hostis e um ser misterioso que tem feito muitas crianças desaparecerem e, no caso de reapareceram, voltavam traumatizadas e mutiladas de alguma forma.

A magia aqui é algo realmente singular. Todos os rostos, os que nós usamos a cada dia, não são realmente nossa face verdadeira, pós e facas mágicas podem auxiliar a pessoa leopardo, da mesma forma em que ela também pode ser poderosa o suficiente para fazer certas demonstrações mágicas sem nenhum auxílio externo.

A protagonista ainda tem muito o que aprender, assim como nós, leitores, sobre esse universo, portanto, "Bruxa Akata" foi apenas o ponto de partida para uma série que pode agradar imensamente fãs de histórias fantásticas prontos para descobrirem um novo mundo.

4 comentários:

  1. Jana!
    Aqui totalmente encantada e intrigada em poder ler essa nova mitologia criada pelo autor, amo livros com magia e seres sobrenaturais diferenciados.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que vejo desse livro Jana e gostei de saber que a mitologia criada envolve o leitor e o deixa curiosa para os próximos livros. Gostei da resenha, espero poder ler mas a frente ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana!
    A mitologia criada por Nnedi Okorafor é mesmo bem diferente, hein?! Confesso que achei meio confuso esse mundo fantástico, por isso vou esperar ler resenhas dos próximos livros da série para saber um pouco mais desse universo e só então decidir se aconpanharei as aventuras de Sunny ou não... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana! É a primeira vez que estou vendo falar desse livro, curto muito histórias fantásticas, essa resenha me deixou mega curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, essa série promete hem, foi para o topo da lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir