Todo Dia

| 12 julho 2018 |

Acordar em um corpo diferente todos os dias. Viver cada dia sendo alguém diferente, vivendo com uma família diferente e estudando em uma escola diferente. Alguém que é ele mesmo, ao mesmo tempo em que é muitas pessoas. "A" sempre viveu dessa maneira, sem se preocupar com o amanhã, pois esse conceito de continuidade nunca existiu em sua vida. Quando ele acorda no corpo de Justin, namorado de Rhiannon, ele descobre que, pela primeira vez, ele gostaria de ter a oportunidade de viver aquela vida novamente, ter uma segunda chance.

Não li o livro que originou a adaptação, mas estou muito feliz em ter conhecido uma história tão fabulosa quanto a de "Todo Dia". Esse filme nos dá uma perspectiva totalmente diferente sobre a continuidade da vida de alguém e sobre formas de amar.

"A" não conhece outro modo de vida. Desde criança dormia e acordava em um corpo diferente, até que com uma certa idade percebeu que aquilo não acontecia com mais ninguém e que aquelas ideias perturbavam quem fosse sua família naquele momento. Ele começou a simplesmente fingir ser aquela pessoa cujo o corpo habitava no dia, sem tentar fazer algo que o prejudicasse no dia seguinte.

Sua vida caminhava bem dessa forma, até conhecer Rhiannon, e desejar algo mais duradouro pela primeira vez. É incrível como o amor é tratado na história. Após Rhiannon aceitar a loucura que era a vida de "A", e acreditar em toda aquela loucura, ela também se apaixona por aquele ser tão incrível. Esse é o ponto mais interessante. Ela realmente amava as palavras, pensamentos, gestos e ações, não importando o corpo ou gênero em que ele habitava naquele momento.

Foi uma quebra de preconceitos e paradigmas para a própria protagonista. Qual a diferença em beijar uma pessoa gorda ou magra, baixo ou alto, homem ou mulher, quando o que você ama está dentro, em algo tão profundo que, para exemplificar, podemos chamar de alma?

Tão incrível quanto a premissa é a resolução da narrativa. Um relacionamento o mais estranho possível, tão sem futuro quando outras pessoas não podem deixar de viverem suas próprias vidas, mesmo que seja por um único dia, nos faz questionar e tentar encontrar soluções a todo o momento para um casal tão maravilhoso e sem precedentes.

"Todo Dia" é uma história de amor onde duas pessoas se conectam por algo muito mais profundo do que aparências. Ser alguém diferente todos os dias, mas continuar sabendo exatamente quem você é. Encontrar alguém diferente todos os dias, mas o reconhecendo em um simples olhar. Algo tão intenso que é impossível de não se apaixonar!

6 comentários:

  1. Jana!
    Não li o livro e nem assisti o filme, mas gostei de ver que a diversidade foi bem abordada e que não houve preconceito.
    “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana,
    Eu estou bem interessada no livro agora que a adaptação vai sair... Já tinha adorado a história, essa quebra de padrões como você citou, é algo que foi muito bem trabalhado, não só para a protagonista, mas para quem assiste também! Pelo trailer tenho a impressão de que os atores foram muito bem escolhidos...
    Se passar no cinema da minha cidade sem dúvidas irei ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana, também não li o livro mas fiquei interessada em ver o filme, a história é bem diferente e a critica sobre o importante ser mesmo o que se está por dentro bem bonita. O post tá ótima, me animou pra assistir ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá,li o livro e gostei muito, principalmente por mostrar exatamente o que nos contou; Onde não importa a aparência física para se gostar,se amar.
    Eu não assisti o filme,mas pretendo ver assim que der.

    Acho que não vou me decepcionar. :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Jana! Também ainda não li o livro, mas já está na lista de leitura faz tempo, estou super curiosa em conferi o filme, pelo trailer parece ser excelente e agora lendo esse seu post fiquei ainda mas ansiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro pelo ponto de vista de A, e agora quero ler pelo da Rhiannon. Ameeeei o livro e estou super empolgada para ver o filme.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir