Os Seis Finalistas

| 28 julho 2018 |


Editora: Jangada
Adquira o seu exemplar: Amazon

O mundo se transformou em um lugar praticamente inabitável. Desastres naturais matam pessoas diariamente em todo o planeta. A maior parte da terra está submersa. Aqueles que sobreviveram lutam diariamente para enfrentar o ambiente hostil. Talvez apenas colonizar um outro planeta seja a resposta para a não extinção da espécie humana.

Leonardo havia perdido toda a sua família, e quase desistido da própria vida quando é chamado para fazer parte da Missão Europa. Vinte e quatro jovens selecionados para um treinamento que elegeria apenas seis finalistas que seriam os primeiros humanos a colonizarem Europa, uma das luas de Júpiter. Ele não podia estar mais feliz, finalmente teria um propósito e uma nova família entre esses jovens.

Naomi era uma jovem extremamente inteligente e capaz, que vivia feliz com sua família, em relativa segurança. Quando ela também é convocada para o projeto, todos os seus sentidos entram em alerta, sabendo o quanto aquela missão era misteriosa, o quanto a equipe da Missão Europa não revelava para o mundo, além disso, tudo o que ela queria era continuar ao lado de sua família.

Dois jovens com ambições completamente diferentes. Tanto Leonardo, quanto Naomi são colocados exatamente na mesma posição, ambos nos passam seus anseios e medos, narrando capítulos alternados, mas é fabuloso perceber como suas perspectivas são tão opostas quanto possível e mesmo assim eles conseguem encontrar no outro alguém em quem se apoiar naquele momento difícil.

Independentemente de como cada um se sentia naquela situação, o destino da raça humana estava em jogo, o destino dos seis finalistas estava em jogo e ser escolhido jamais seria apenas uma salvação pessoal, como no caso de Leonardo, ou proteger aqueles que não sabiam da verdade, como no caso de Naomi. Em qualquer um dos casos, aquele projeto sempre seria algo muito maior do que qualquer um deles poderia imaginar.

A questão investigativa/misteriosa é muito bem trabalhada na obra. Em nenhum momento podemos ter certeza das reais motivações por trás daquele projeto, ou os interesses daqueles que se opõem a ele. Teorias da conspiração aqui são a peça chave que une dois adolescentes conhecendo o primeiro amor e a última esperança de salvação para um planeta.

Uma narrativa realmente muito bem-criada para atrair leitores que gostam de ficção cientifica, romance e histórias investigativas. Impossível não se envolver com os personagens, suas questões de vida e perspectivas para o futuro. A autora foi precisa em colocar como protagonistas dois personagens que se complementam, com objetivos tão opostos, mas, com as devidas descobertas, iniciam uma parceria que pode ir muito além desse planeta.

"Os Seis Finalistas" é uma obra incrível sobre a direção que nós mesmos podemos estar caminhando, destruindo nosso mundo dia após dia, ao mesmo tempo em que nos apresenta dois protagonistas nada semelhantes, mas que podem se unir para realmente lutar por um futuro melhor, mesmo que tenham que enfrentar algo muito maior do que ambos jamais imaginariam. Um livro que nos faz pensar sobre o mundo, nos apaixonar por dois personagens tão bem desenvolvidos e desejar imensamente a sequência.

4 comentários:

  1. Oi Jana, confesso que definitivamente o meu forte não é ficção científica.
    Esse livro parece se assemelhar bastante com tantos outros que estiveram recentemente em alta.

    Talvez eu até leria. Mas sem muitas expectativas. ;)

    ResponderExcluir
  2. Jana!
    Não conhecia o livro e como amo ficção e histórias investigativas, ainda mai bem escritas, já quero poder ler.
    Bom Domingo!
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes..” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana, primeira resenha que leio desse livro e gostei bastante, é um romance distópico com uma trama que desperta curiosidade e o fato dos protagonistas serem opostos e se complementarem muito interessante. Surgindo a oportunidade irei querer ler ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Jana! Não conhecia esse livro, curto muito distopia, ficção científica, essa resenha me deixou super interessada em conferi essa história, essa série promete.
    Bjs

    ResponderExcluir