O Segredo do Conde

| 17 junho 2018 |


Editora: Gutenberg
Adquira o seu exemplar: Amazon

Edward sempre foi um homem sem rumo em sua vida. Levando uma existência embalada por mulheres, bebidas e viagens em busca de aventura, ele era feliz por não ser o filho mais velho, consequentemente, herdeiro do título de Conde de Greyling. Quando seu irmão morre, o último pedido para o seu gêmeo é que ele cuidasse de sua esposa grávida, tomasse conta para que ela tivesse a criança em segurança, sem nenhum choque que a pudesse fazer perder mais um filho. Seu último pedido foi para que Edward fingisse ser Albert, o Conde de Greyling.

A fantástica capa dessa obra é só um aperitivo para a história incrível criada pela autora Lorraine Heath. Edward e Albert eram idênticos na aparência, mas completamente diferentes no comportamento. Albert, herdeiro do título de Conde, sempre foi o responsável e correto. Mesmo reprovando o comportamento de seu irmão mais novo, amava o último membro vivo de sua família como nada nesse mundo, até conhecer Julia.

A esposa de Albert, após beijar Edward – enganada pelo mesmo –, não consegue suportar o irmão de seu marido. Ela o quer o mais longe o possível de sua vida. Toda a sociedade sabe que eles não se suportam, mesmo que isso seja apenas uma fachada criada pelos personagens para esconderem seus reais sentimentos.

Edward, fingindo ser Albert, amava ter Julia ao seu lado, mas também sofria pela memória do irmão, a quem ele achava que estava traindo a todo o momento em que ele desejava que o seu casamento fosse verdadeiro, que ele não fosse uma grande farsa em toda aquela história. Julia, percebendo as mudanças do marido, atribuía isso ao fato do tempo em que passaram separados e a perda que o mesmo havia sofrido, mas ela não podia estar mais feliz. Ela amava Albert, mas ele nunca tinha sido tão perfeito e atencioso, ou disposto a realizar os seus desejos, por mais indecorosos que fossem.

A narrativa é perfeita em criar uma história com antagonistas tão pouco perceptíveis. As regras da sociedade, a morte de Albert e mesmo a mentira de Edward, que são a fonte de todos os conflitos reais que surgem no livro, regem a história de forma muito discreta. O romance que nos é apresentado é realmente o fio condutor que nos leva pelas páginas, chorando e torcendo por um final feliz tão pouco provável em muitos momentos.

As páginas vão passando e a autora não se prende a momentos de enrolação. A grande revelação do livro poderia vir apenas no final, mas é chocante quando acontece tão antes disso, o que cria um novo problema para a autora: criar algo tão impactante quanto para fechar sua obra. Duvido que alguém consiga adivinhar a forma como o livro irá terminar, e não ficar completamente enlouquecido com a capacidade da escritora de criar uma grande narrativa e com um final à sua altura.

“O Segredo do Conde” é um romance de grandes surpresas. Uma história de amor que muda as vidas dos personagens e seus modos de agirem. Uma tragédia, estopim para uma grande mentira, e duas almas que são colocadas lado a lado, tentando trazer ao mundo o último legado de alguém que ambos amaram imensamente. Uma história inesquecível!

3 comentários:

  1. Olá Jana! Já estava doida pra ler esse livro, essa sua resenha agora me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jana!
    Já li dois livros dessa autora e simplesmente sou fascinada pela forma como escreve.
    Quero ter oportunidade de ler mais esse que parece fenomenal.
    “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Jana, fiquei curiosa aqui em descobrir o que a autora fará com o desfecho dessa história,já que tudo começou com uma grande mentira.
    E mais curiosa ainda ,quando você nos diz que o final é chocante... Sou curiosa. Rsrs
    Se contar o romance que parece ser incrível!

    Gostei.

    ResponderExcluir