A Escola do Bem e do Mal 2 – Um Mundo Sem Príncipes

| 21 junho 2018 |



Editora: Gutenberg
Adquira o seu exemplar: Amazon
Livro anterior: A Escola do Bem e do Mal

Sophie e Agatha estavam em casa. Recebidas como heroínas, as primeiras crianças a escaparem da Escola do Bem e do Mal, agora elas tinham tudo o que sempre sonharam. Uma amizade perfeita e junto aos seus familiares que elas tanto amavam. Porém, talvez aquela vida já não fosse mais o suficiente para quem tinha vivenciado um conto de fadas e, um desejo, mesmo um desejo involuntário vindo do fundo do coração, poderia levá-las de volta a um mundo onde tudo é possível.

Ao serem novamente levadas para o mundo dos contos de fadas, Sophie e Agatha descobriram que suas escolhas tiveram sérias consequências. A escola do Bem e do Mal não existe mais. Ao escolher Sophie ao invés do seu príncipe, Agatha criou uma revolução, um mundo onde meninas não precisam mais de um príncipe que as salve, um mundo onde meninos e meninas tivessem seus castelos separados e fossem considerados inimigos. Todas as histórias agora tinham um final diferente e apenas um beijo, dessa vez na pessoa certa, poderia fazer os contos de fadas voltarem aos seus devidos lugares. Mas, não saber quem eram os verdadeiros inimigos, poderia complicar ainda mais um mundo tão distante de finais felizes.

Amo séries que me surpreendem ainda mais a cada livro. Soman Chainani foi realmente incrível em escolher como ponto de partida personagens e histórias tão conhecidas e amadas em nosso imaginário e torná-las algo único. A busca aqui é pelo “E foram felizes para sempre”, mas conhecemos muito além disso, com personagens fantásticos e únicos. No segundo livro, “Um Mundo Sem Príncipes”, somos inseridos em algo até então inimaginável para contos de fadas. Meninos e meninas rivais, princesas totalmente autossuficientes e uma guerra iminente, não entre o bem e o mal, mas entre os sexos e aquele que deveria servir o outro pela eternidade.

Foi fabuloso ler essa sequência! Sophie e Agatha, uma bruxa e uma princesa, unidas por uma amizade totalmente improvável, porém, também somos agraciadas por todos os nossos sonhos de uma princesa encontrar o seu príncipe, pois Agatha não consegue deixar de querer, desejar, aquele por quem sua alma realmente chama, aquele que desde o primeiro momento foi destinado a ela, por mais incrível que ele fosse como príncipe e por mais estranha que ela fosse como princesa.

Essa obra é incrível em vários sentidos. Ela nos coloca em um impasse muito interessante. Ao mesmo tempo em que nosso lado romântico deseja que as coisas voltem a ser como eram, bem e mal separados, príncipes e princesas juntos, também temos a independência feminina, mulheres que querem ser fortes, que não esperam que um homem apareça para resgatá-las em todos os momentos. Claro que esse fato é levado ao extremo, aqui não temos apenas a questão da independência em si, mas um ódio mortal pelo sexo oposto, que não é tão saudável assim.

Sempre torci por Tedros e Agatha, desde o primeiro livro e, nessa continuação, quando o coração de Agatha chama por ele, quando as protagonistas são novamente levadas para a terra dos contos de fadas, por mais que eles sejam enganados a todo o momento, para que se considerem inimigos, para que acreditem que o outro quer apenas a sua morte, é lindo como o coração não consegue mentir, esconder os reais sentimentos de um pelo outro. Por mais que tudo seja claro, que ambos acreditem que um quer o mal do outro, sempre existe aquela dúvida: Será que é verdade? É incrível!

“A Escola do Bem e do Mal 2: Um Mundo Sem Príncipes” retoma de onde o primeiro livro terminou e nos deixa ainda mais angustiados e perplexos com um incrível final. Quando os verdadeiros vilões de revelam, quando a solidão ameaça uma amizade, quando o amor vem em primeiro lugar, é impossível não ficar com o coração na mão e torcer para que o “FIM” finalmente seja escrito. Porém, talvez esse fim não seja exatamente como esperamos.

3 comentários:

  1. Olá Jana! Ainda não li o primeiro livro dessa série, essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito esse gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jana, tenho vontade de ler essa série por ler as suas indicações bem positivas.
    É muito bom quando uma história nos surpreende dessa maneira.
    E eu espero ficar tão entusiasmada quanto você ficou. ;)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Jana!
    Não li ainda nenhum dos livros da série, mas gosto muito desse esilo, ainda mais envolvendo adolescentes.
    Boa semana!
    “.Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte! “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir