O Fundo é Apenas o Começo

| 03 maio 2018 |



Autor: Neal Shusterman
Editora: Valentina
Adquira o seu exemplar: Amazon

Uma jornada profunda e misteriosa pela mente humana. Uma incrível obra sobre os recantos obscuros de alguém que não consegue distinguir ficção e realidade. Impactante e angustiante como o autor nos coloca dentro da mente de Caden, nos revelando todos os seus problemas, suas fraquezas e o quão profundo ele pode se enterrar dentro de sua própria mente.

Que obra poderosa! Um livro para nos fazer entrar no navio da imaginação de Caden e nos perder junto com o protagonista entre o real e o imaginário. O autor, Neal Shusterman, não apenas nos fez andar junto de um adolescente com problemas mentais, ele nos colocou dentro de sua mente, junto a cada uma de suas aflições, nos fazendo questionar o tempo todo como ele, e aqueles à sua volta, deveriam realmente lidar com a sua condição.

Caden tinha tudo para ser um estudante normal, até que sua vida começa a virar de ponta cabeça. Seu comportamento começa a preocupar todos ao seu redor, mas, na verdade, todos estavam contra ele. Seus pais, que poderiam ser apenas impostores, seus colegas de escola, o capitão do navio e o papagaio, que o enveredava o tempo todo com mentiras.

Que viagem fantástica nós temos aqui. É muito simples narrar problemas psicológicos do ponto de vista de quem está acompanhando de fora, mas é surreal acompanhar essa trajetória para visão do próprio paciente. O quanto tudo o que acontece em sua vida é levado para o navio do qual agora ele é um tripulante, ou para a cozinha totalmente branca, lugar que ele detesta estar, onde seres arrancam pedaços de seu corpo para devorá-lo.

O protagonista começa o livro no fundo de seu abismo particular, acreditando que todas as suas alucinações eram verdadeiras e que todos estavam errados, ou contra ele. Quando os pais percebem a grave situação do filho, e resolvem interná-lo, Caden começa a oscilar com mais frequência entre os momentos de lucidez e delírios, voltando cada vez mais para o nosso mundo, mas sem nunca abandonar de vez o navio, ou o capitão que sempre estaria à sua espera.

É tocante e angustiante acompanhar o que acontecia na mente de Caden. Quando estamos na mente do paciente, é muito mais complicado aceitar que sua verdade não seja a correta, que suas ações não sejam reais. O sofrimento por tudo o que ele está vivendo, pela sua família, é ainda mais impactante, ao acompanhar de um ponto de vista tão mutável. Nunca sabemos o que esperar, ou sabemos exatamente o que esperar, quando tudo é possível.

A obra, impressa em papel polen, é acompanhada de ilustrações do artista Brendan Shusterman. A união das ilustrações e da diagramação, deixam o universo de Caden, para nós, ainda mais surreal. A capa, com o título em revelo, nos faz passar de um fundo liso para o áspero, talvez nos lembrando de estar tocando algo real, e não imaginário.

“O Fundo É Apenas o Começo”, como diz o autor, não é apenas uma obra de ficção. Quantas pessoas não vivem como Caden, sendo incompreendidas por algo que elas não conseguem controlar? Um livro sobre um garoto aparentemente normal, mas que encontra nos recantos mais escondidos de sua mente um lugar completamente distorcido da sua realidade. O real e a ilusão de enredam, se misturam, transformam a pessoa em gelatina, a colocam dentro de um navio, arrancam suas tripas em uma cozinha completamente branca e, se você parar de andar, algo muito ruim pode acontecer. Não parece angustiante? Então, tente ler esse livro. 

5 comentários:

  1. Jana!
    Não conhecia o livro e fiquei com a maior vontade de ler.
    Gosto muito dos livros que trazem problemas psicológicos e nos coloca bem próximo ao protagonista para podermos entendê-lo.
    Desejo um MÊS de sucesso e bençãos!
    “Nunca confunda movimento com ação.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é difícil ler um livro onde podemos acompanhar os pensamentos de quem sofre algum transtorno psicológico.
    Talvez assim, podemos ter uma melhor noção dos seus pensamentos,dos seus sofrimentos.

    Gostei de conhecer o livro! :)

    ResponderExcluir
  3. Lendo a resenha eu fiquei me perguntando se a história era real, mas enfim, independente de ela ser real ou não, essas oscilações infelizmente podem acontecer com o ser humano!! E aí vem outra pergunta, qual a causa de tudo isto? Como sair desse fundo? Por que as consequências elas são cruéis e devastadoras!!

    ResponderExcluir
  4. Li algumas resenhas desse livro e, por isso, estou com altas expectativas com relação a ele! O que mais me chamou a atenção foi o fato de o livro retratar a vida de uma pessoa com problemas mentais, pois faz com que os leitores consigam entender melhor essas pessoas e, também, perceber que elas são pessoas! Gostei muito de eles terem incrementado a história com ilustrações que fazem muito sentido para quem lê o livro! Espero lê-lo logo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jana! Essa é a primeira resenha que vejo desse livro, num sabia nada dele até então, parece ser super interessante, agora fiquei muito curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, foi pra lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir