Vingadores - Guerra Infinita

| 27 abril 2018 |

Dez anos após o lançamento do filme "Homem de Ferro", dez anos após o início de algo realmente épico, somos arrasados por um filme que deixa qualquer fã sem palavras. Sem preâmbulos ou explicações, finalmente Thanos está em cena, o grande vilão citado em tantos filmes, com sua manopla do infinito, feita para acoplar as joias do infinito e finalmente lhe dar poder para finalizar seus ideais distorcidos de um futuro perfeito para o universo.

Um vilão completamente diferente do que era esperado, sentimentos muitos mais controversos e uma missão muito mais digna de um herói do que de um vilão. Se um antagonista bem desenvolvido garante um bom filme, então temos aqui uma obra digna de muitos aplausos de pé. Se alguém espera um vilão sem sentimentos, com sede de poder ou ares de querer dominar o universo, pode esquecer. Nos é apresentado um personagem muito humano - não no sentido "ser humano" da palavra, mas que sabe amar e quer um universo melhor para todos, mesmo que a solução para isso seja acabar com grande parte dos seres que nele habitam.

Seu sofrimento não é apenas doloroso, mas cruel. Suas intenções são boas, mas seguem por caminhos tortuosos. Tudo o que ele quer é paz de espírito, por saber que já tinha errado antes e muitas vidas que poderiam ter sido salvas foram perdidas. Como realmente condenar alguém que via em seus ideais a única salvação possível, que sacrificaria mesmo aquilo que ele mais amava pelo bem daqueles que fossem sobreviver e continuariam a perpetuando a vida em todos os planetas?

Você já odiou e amou um vilão, ao mesmo tempo?

Apesar de Thanos ser incrível e roubar todas as cenas em que ele está presente, impossível não se sentir de volta ao lar ao reencontrar todos os nossos amados heróis. Apesar de ser um único filme, não podemos dizer que foi um grande reencontro, pois temos várias tramas distintas sendo contadas ao mesmo tempo e que não se cruzam até o fim. Apesar disso, o reencontro de algumas pessoas que não se viam há muito tempo já foi um deleite para quem esperou por tanto tempo esse momento. Um simples olhar, ou um comprimento, pode ser tão gratificante quanto uma longa conversa.

O roteiro do filme é realmente de outro mundo. Como foi possível equilibrar tantas batalhas, drama e tragédias com uma comédia tão simples, mas de nos fazer quase cair da cadeira de tanto rir? É importante estar com os outros filmes bem gravados da mente para não perder nenhuma piada ou referência. O filme está repleto delas.

Antes do lançamento, a principal pergunta que todos faziam era: "Quem vai morrer em Guerra Infinita?". Devo dizer que essa pergunta é respondida de um jeito muito cruel. Acredito ser impossível que alguém tenha a resposta correta antes de ir ao cinema. É muito chocante e triste acompanhar 'o que' e 'como' acontece. Por outro lado, dezenas de possibilidades e teorias podem ser formadas com as informações que nós temos nesse filme. Todo mundo que sair do cinema vai pensar que maio de 2019 nunca pareceu uma data tão distante, até esse momento.

É quase impossível escrever uma crítica de "Vingadores - Guerra Infinita" sem spoilers. Nem metade do que eu senti vendo esse filme está nesse texto, mas seria impossível de outra forma sem citar nomes e situações que estragariam a experiência de quem merece ver esse filme como eu, sem saber nada, sem estar preparado para os choques e as surpresas que são deixadas pelo caminho.

Porém, é possível dizer que valeu cada segundo, cada filme, cada momento de espera, para chegarmos a esse momento. Uma obra que vai ficar gravada na minha mente, corroendo meu coração de tristeza e dúvidas, até o próximo filme estreie nos cinemas. Que Thanos nos ajude...

2 comentários:

  1. Jana,me sentindo envergonhada aqui por confessar que não conheço tanto assim , filmes do gênero.
    Mas acho o máximo sentir aqui o seu entusiasmo com esse filme.
    E até fiquei com vontade de conferir essa história.
    E comigo acontece também muitas vezes de torcer por um vilão.
    Uma história de amor e ódio. ;)
    Talvez eu sempre tenha torcido pelo Loki... Mas aí já é uma outra história. :D

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Você já odiou e amou um vilão, ao mesmo tempo? Sim! mega ansiosa para assisti esse filme, curto muito esse universo da Marvel!
    Bjs

    ResponderExcluir