Um Lugar Silencioso

| 03 abril 2018 |

Uma família que tenta sobreviver em silêncio. Qualquer som pode ser sua ruína. Seres monstruosos e mortais que só respondem a um único sentido. Ao ouvir um som, seu instinto é atacar. Quando eles atacam, não há escapatória.

Há muito tempo eu não ficava tão tensa na cadeira de um cinema. Nunca minha respiração soou tão alta em meus ouvidos durante um filme. O longa já merece o Oscar de edição de som apenas por ele ser o real protagonista dessa narrativa. Impossível desviar os olhos da tela quando na maior parte do filme não temos um som sequer. A família se comunica através de sussurros e sinais, andam descalços e evitam qualquer pequeno objeto que possa fazer algum barulho. Mesmo assim, quando eles acontecem, é de disparar o coração.

O começo do filme já mostra que ninguém está a salvo, que todo o cuidado é pouco. Criaturas monstruosas com audição super apurada que nos dizem que não estão para brincadeira quando mesmo crianças ou animais não são poupados.

Para aumentar ainda mais a agonia de quem está acompanhando a história daquela família, parece que apenas eles estão vivos no mundo. Uma cidade fantasma onde eles andam silenciosamente e tentam não chamar nenhum tipo de atenção. Por mais que tente contato com equipamentos eletrônicos, o pai não tem sucesso em encontrar mais ninguém que possa auxiliar a sua família.

Os filhos, apenas crianças, já crescem aprendendo como eles tem que se comportar e tem gravado na mente e no coração a dor do que pode acontecer se quiserem realmente agir como crianças um dia.

Esse filme é a maior prova de como uma edição de som muito bem planejada e executada pode criar uma narrativa de suspense incrível, de tirar o fôlego e te fazer não querer nem se mexer na cadeira para não fazer barulho algum. Os protagonistas também conseguiram um desempenho espetacular ao demonstrar as suas emoções e sentimentos quase sem palavras, apenas com gestos e ações.

“Um Lugar Silencioso” é um filme de suspense impactante, que usa o som, ou a falta dele, realmente a seu favor. Uma narrativa impressionante e tensa sobre não emitir sons. Um filme que vai te impactar pelos silêncios e te sobressaltar na falta deles. Se agarrar na cadeira será pouco em todos aqueles minutos e até sua respiração durante o longa será alta demais diante do enredo apresentado.

Um comentário:

  1. Jana,assim que comecei a ler a postagem sobre esse filme, pensei de imediato que para a produção ser excelente , os atores também deveriam ser. Já que atuar mostrando as emoções quase que somente faciais, não é para qualquer um.
    Sem contar a edição de som ,como nos contou que foi perfeita!

    Enfim,mais uma sugestão de filme,que eu adoraria assistir.
    Como resistir à um bom suspense?! ;)

    ResponderExcluir