Um de nós está mentindo

| 14 abril 2018 |

Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Adquira o seu exemplar: Amazon

Cinco estudantes sozinhos em uma sala de aula durante a detenção. Apenas quatro saem vivos, todos suspeitos de assassinar o colega. Simon não era querido pelos estudantes. Dono de um blog popular, mas polêmico, ele releva segredos obscuros de seus colegas, aqueles que todos queriam guardar a sete chaves. Todos na detenção tinham algo a esconder, todos tinham alguma razão para querer que o colega não permanecesse vivo.

Que livro tenso e misterioso. Uma narrativa adolescente, mas que consegue ir muito além de simples histórias de colégio. A autora, Karen M. MacManus, criou personagens com os quais nós podemos simpatizar, e que não acreditamos em nenhum momento que sejam capazes de tamanha atrocidade, até que descobrimos os seus segredos, descobrimos coisas que eles levariam para o túmulo, se possível, o que os torna não tão perfeitos assim.

Bronwyn, Cooper e Addy se encaixavam no papel de filhos e alunos perfeitos. Bronwyn era uma estudante exemplar, acima da média. Seus pais se orgulhavam de seu desempenho e já esperavam as ofertas de grandes faculdades. Cooper era um jogador fabuloso, o orgulho de seu pai. Já estava absolutamente cotado para grandes times e universidades. Addy era linda, perfeita em todos os momentos. Tinha o namorado dos sonhos de qualquer garota e fazia tudo para agradá-lo, assim como para agradar sua mãe.

Todos eles são adolescentes com uma fachada completamente diferente do que realmente se passa em suas mentes e corações. Como os capítulos se intercalam entre suas narrativas, é incrível ver o quanto eles se esforçam a todo momento a continuarem a serem perfeitos, o orgulho de suas famílias, e o quanto isso torna cada um deles suspeitos. Faz com que todos tenham grandes razões para não revelarem seus segredos, sejam eles sujos ou não.

Nate, o último integrante do “quarteto de assassinos” é o único que difere dos demais. Com os pais viciados em álcool ou drogas (apesar da mãe tê-lo abandonado há anos), a única solução que ele encontrou para sobreviver foi viver na criminalidade. Já tendo sido acusado de tráfico de drogas, ele seria o suspeito mais óbvio de mais um crime, mas, será que alguém que já cometeu tantos erros cometeria mais um, principalmente um dessa proporção?

Os quatro narradores desenvolvem durante o livro algo realmente intenso para o leitor. É como se realmente estivéssemos conhecendo aquelas pessoas, entendendo os seus motivos e descobrindo qual deles teria realmente sido capaz de acabar com a vida do colega para esconder aquilo que eles mais temiam que todos descobrissem.

A autora soube criar grandes situações e cenas impactantes em todas as páginas. Revelações incríveis que nos fazem questionar a todo instante quem é o verdadeiro culpado. Quando a verdade é finalmente revelada, é impossível não se impressionar com essa revelação bombástica e os reais motivos que levaram o culpado a fazer o que fez. Quando todos são suspeitos, encontrar o verdadeiro culpado se torna uma tarefa para os realmente inocentes.

“Um de nós está mentindo” é uma obra genial em que a resolução do mistério é apenas uma das grandes finalidades desse livro. Conhecer quatro narradores incríveis que nos entregam aos poucos suas reais motivações, nos envolvendo em suas vidas e problemas, negando até para eles mesmos o que seriam capazes de fazer para não destruir a fachada que construíram a tanto custo, fazendo coisas das quais eles poderiam sempre se arrepender. Que obra incrível e instigante! Uma excelente opção para quem ama um bom mistério.

3 comentários:

  1. Minha nossa!!!!
    Não sabia da existência desse livro,e já estou aqui super curiosa em conhecer esses personagens aparentemente perfeitos,e mais curiosa ainda em desvendar esse mistério... O que nunca consigo!

    Não canso de dizer que adoro esse gênero literário,e fiquei satisfeita com essa dica! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana! Doida pra ler esse livro, curto muito um mistério, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo incrível e instigante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou desejando esse livro desde que saiu o anúncio do lançamento, e uau, que história instigante! Esse negócio de "aluno perfeito" sempre guarda UM MONTE de segredos, porque ninguém é perfeito. Sempre tendo a simpatizar pelos rebeldes (oi Nate, rs) por causa disso, e acho que fica óbvio demais desconfiar dele, né? Aaaah, preciso ler esse livro logo!

    ResponderExcluir