Duda e os Gnomos

| 28 fevereiro 2018 |

Duda estava se mudando novamente com sua mãe. Por ser apenas uma criança, não aguentava estar constantemente mudando de escola e vizinhança. Ela sentia muita falta de amigos, mas não conseguia realmente conhecer alguém devido as constantes mudanças em sua vida. Sua nova casa parecia um castelo mal-assombrado, e tudo o que Duda queria era conseguir fazer amigos. A menina vai descobrir que sua casa vai muito além das aparências e que seres corajosos e determinados vivem ali há muitos anos, defendendo o mundo de ameaças que ela nunca julgou existirem.

Esse é um filme realmente voltado para o público infantil. Os adultos não vão conseguir realmente criar uma conexão, ou se emocionar com a animação, porém, ela é ótima para crianças em idade escolar que vão se divertir com os seres do título e aprender muito com a protagonista.

Encontramos aqui uma menina que se muda constantemente com a mãe, a qual passa mais tempo trabalhando do que em casa com a filha, e não consegue ter nenhum amigo por conta desse fato. Quando um menino da escola de aproxima dela, o fato dele ser um nerd, não ser descolado e não andar com a turminha popular é mais do que suficiente para fazer com que ela se afastasse do mesmo, por mais que ele fosse a única pessoa que realmente se importava com Duda.

Quando a protagonista descobre que os gnomos de jardim de sua casa estão vivos, e têm a missão de proteger o mundo contra criaturas que comem tudo o que elas encontrarem, inclusive humanos, Duda finalmente começa a entender o que é a amizade, o que importa em sua vida e começa a gostar do lar que tanto odiou à primeira vista.

A mensagem do filme é passada a partir do crescimento da personagem principal. As crianças poderão acompanhar no cinema o quanto Duda amadurece ao entender que popularidade não é sinônimo de felicidade, que coisas estranhas podem ser fantásticas e que você não precisa fingir estar bem o tempo todo, pode abrir o seu coração, para aqueles que realmente se importam.

Muito atual, a animação também foca no vício de crianças e adolescentes quando o assunto é o celular. É muito interessante perceber que o único personagem que não usa o aparelho a todo o momento é o único que realmente se importa e quer ser amigo da protagonista. Aqui mais uma mensagem que as amizades não devem ser virtuais, que, para ser sinceras, elas têm que ser reais.

Uma animação que de maneira lúdica passa para o público infantil o que é a amizade, aceitação dentro do ambiente escolar e sobre fazer aquilo que você não acredita para agradar aos outros. Duda não só aprende o que realmente significa a amizade, mas também que mudar pode ser bom, que recomeçar pode trazer novas oportunidades.

Um comentário:

  1. Uma das grandes preocupações que eu tenho,é o de perceber que o meu filho tem mais amigos virtuais do que "reais". E não acho nada bom!
    E lendo a sua resenha, gostei que tiveram à preocupação de produzir um filme infantil, que faça às crianças refletirem sem se tornar algo maçante.
    Mas cá entre nós; Adoro os gnomos! ❤

    ResponderExcluir