Caitlin

| 05 fevereiro 2018 |
Livro: Passarinha
Descrição inicial: Caitlin é uma criança de 10 anos com Síndrome de Asperger, uma forma mais branda de autismo. O seu irmão acaba de morrer e agora ela deve entender o mundo, sua vida com seu pai e tudo o que ela conhece seguiria após essa tragédia.
História geral: A personagem que narra a história vê o mundo de uma forma realmente única. Ela evita contato com outras pessoas, detesta a hora do recreio, tudo para ela deve ser devidamente explicado e o dicionário é o seu melhor amigo, pois ali ela encontra de forma direta a resposta para todos os seus problemas. A única pessoa que realmente a entendia e conseguia ajudá-la era o irmão. Agora que ele se foi, Caitlin precisava encontrar outras maneiras de seguir em frente.

Caitlin não é apenas uma personagem. Ela é a força, o brilho, a vida dessa história. Quantas emoções uma narradora pode nos passar, sem que ela mesma entenda o quanto de emoção pode estar transmitindo para o leitor? O seu mundo é tão complexo, ao mesmo tempo tão simples, que nos faz querer a cada momento que ela e seu pai possam encontrar um desfecho para a tragédia que aconteceu em suas vidas, entender um ao outro e seguirem em frente, unidos como uma família deve ser. Essa é uma personagem que dificilmente você encontrará em outras histórias, alguém que lhe fará entender o que realmente passa na cabeça de alguém que tem a Síndrome de Asperger, como eles veem o mundo e que seus sentimentos são tão sensíveis e profundos quanto os nossos, eles só usam outras maneiras para expressar o que estão sentindo.

“Agora eu sei como chegar à conclusão emocional de uma situação de vida difícil! e a Sra. Johnson aperta meus ombros e eu nem me importo e ela grita, O que foi? O que foi? e eu grito alto o bastante para Devon me ouvir do céu, EU CAPTEI O SENTIDO! EU CAPTEI O SENTIDO! EU CAPTEI O SENTIDO! EU CAPTEI O SENTIDO!”

2 comentários:

  1. Oi Jana,histórias como essas nos faz entender mais sobre um assunto que faz parte da realidade de muitas pessoas e que desconhecemos completamente.
    Não deve ser nada fácil conviver com a Síndrome de Asperger,mas acho que essa personagem da semana,é perfeita para nos fazer entender um pouco mais sobre a síndrome.

    Perfeita a sua dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma personagem muito especial mesmo, Jana.
      O livro é emocionante como poucos, vale muito a pena ler.
      Beijos!!!

      Excluir