Les Misérables

| 03 setembro 2017 |
Por mais que essa história que já tenha emocionado você, como me emocionou com o filme, nada se compara a experiência de assistir essa obra prima ao vivo, a emoção daquelas vozes tocando o seu coração e atingindo a sua alma de forma inesquecível.

Assistir à produção “Os Miseráveis” no teatro Renault é uma experiência quase impossível de descrever. Ao entrar no ambiente, já é possível ter uma ideia da grandiosidade dos cenários e da produção, mas nada te prepara para um elenco tão formidável, cenários e projeções de tirar o fôlego, iluminação impactante e uma orquestra que vai arrepiar a cada nota.

O ator principal, Daniel Diges, interprete de Jean Valjean, me causou um pouco de estranheza a princípio. Com um sotaque que faz com que algumas de suas palavras não fiquem tão compreensíveis, isso é explicado pelo fato de ser um ator Europeu, que interpretou o personagem (e muitos outros icônicos no teatro), na turnê espanhola de “Les Misérables”. Um ator de renome que talvez esteja vivendo o maior desafio de sua carreira, cantando em português. Sua interpretação é intensa, crua, realmente notável, o que faz com que qualquer palavra não tão bem pronunciada seja esquecida rapidamente, substituída pela emoção que ele nos passa em cada cena.

As atrizes Kacau Gomes e Laura Lobo, interpretes de Fantine e Eponine, respectivamente, me arrancaram lágrimas com a emoção com que elas interpretam a dor e o sofrimento de suas personagens. Ouvir uma canção tão conhecida, e amada, como “I Dreamed a Dream” em português foi uma experiência tão prazerosa quanto apaixonante.

Nando Pradho, responsável por levar Javert para os palcos, conseguiu ser tão odiável que foi impossível não amar a sua interpretação. Protagonista da cena visualmente mais impactante de toda a peça, sua voz e movimentos foram formidáveis a cada momento.

Todo o elenco da peça é formidável, porém, a interpretação das crianças é algo surpreendente. Atuando lado a lado com os adultos, elas não deixam nada a desejar, muito pelo contrário, sua participação enriquece ainda mais algo tão poderoso.

As cenas e cenários mudavam em frente ao público, de forma harmônica, no meio de uma canção ou acontecimento. Foi algo incrível de ser ver. Além dos mesmos serem de tirar o fôlego. A tela ao fundo com projeções cria uma experiência realmente de imersão, como se pudéssemos também entrar naquele ambiente, como se tudo aquilo estivesse realmente acontecendo. A iluminação é um show à parte. Um tom sombrio é mantido durante as quase três horas de peça, o que condiz com o clima dessa história tão triste, mas emocionante.

Assistir à peça “Les Misérables” foi uma experiência inesquecível. Embarcaria nessa emoção mais mil vezes se fosse possível. Não existe outra forma de terminar essa peça senão com lágrimas, risos e aplausos. Me sinto de pé até agora, apenas aplaudindo.











3 comentários:

  1. Jana!
    Deve ter sido bem emocionante!
    Já li o livro, mas imagino que ver a peça teatral sendo interpretada e cantada, deve ser fabuloso!
    Adorei sua avaliação.
    Desejo um mês repleto de realizações e um domingo de alegrias.
    “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana,infelizmente não li o livro.
    Mas pode ter certeza que você passou toda a emoção da história em seus comentários.
    Que bom que tenha vibrado,se emocionado e que tenha sentido toda a grandiosidade da peça.

    Gostei bastante!
    E quem sabe essa produção venha para a minha cidade? 😉

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana!
    Assisti ao filme e li o livro Os Miseráveis, ambos me emocionaram bastante!
    Nunca fui a um teatro, mas gostaria de ir, de assistir "Les Misérables", pelos seus comentários a peça parece ser maravilhosamente encantadora, estou aqui imaginando as cenas acompanhandas por essa orquestra, a experiência deve ter sido incrível!... Dreamed a Dream em português?! Queria muito ver isso!

    ResponderExcluir