A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista

| 12 janeiro 2017 |
Hadley tem apenas 17 anos, mas sente como se seu mundo estivesse desabando. Seu pai, que saiu do país para realizar o sonho de dar aulas na Inglaterra, algo que duraria apenas alguns meses, depois voltaria para casa, para ela e sua mãe, agora estava prestes a se casar com outra mulher, em outro país, algo que destruiu sua família, e ela estava sendo obrigada a ir a esse casamento. 

Ao perder seu voo, Hadley sente que aquele era o primeiro sinal de que tudo aquilo era errado, que não deveria mesmo ir para o casamento que seria o ponto final de sua tão amada família, até conhecer Oliver, um jovem britânico, que estudava nos Estados Unidos, mas estava voltando por um momento para casa. Quais são as chances de você conhecer alguém durante sete horas de voo? Quais as chances dessa pessoa em tão pouco tempo mudar completamente a sua vida e fazer com que você comece a ver as coisas de uma maneira diferente?

Eu nunca li um livro onde nós conhecêssemos os protagonistas, eles se apaixonassem, passassem por tantas situações importantes e inesperadas e tudo isso em praticamente um único dia, mas, mesmo assim, de forma tão bem escrita, que conquistasse os nossos corações.

A autora, Jennifer E. Smith, sabe realmente lidar com sentimentos e suas contradições. O quanto ela faz os personagens mudarem e também nós, leitores, enquanto nós caminhamos por aquelas páginas. Toda raiva e tristeza que a personagem principal sente no começo do livro, totalmente justificada, evolui de uma forma que tanto ela, quanto o leitor, aprendem lições valiosas.

Também fiquei com raiva, no começo, por algumas situações. Acredito que as pessoas mereçam ser felizes, que se não existe mais amor em um casamento, cada um deve buscar o seu caminho, mas os pais nunca devem se afastar dos filhos por conta disso. A mágoa da protagonista quanto ao fato de que sua família perfeita não mais existia, realmente conseguiu tocar meu coração, mas a autora reverteu a situação, nos passou tantas lições sobre o amor, sobre o que é a felicidade, sobre não deixar as oportunidades passarem, sobre entender aqueles que amamos e, acima de tudo, desejar que eles sejam felizes, foi algo que qualquer um que ler esse livro vai levar para sempre em suas vidas.

A história de Hadley e Oliver é quase indescritível. O título do livro cabe bem nesse momento, ao mesmo tempo que parece que eles passaram anos juntos e sempre se conheceram. Ficar sentado muito tempo ao lado de alguém no avião, principalmente em um momento difícil, onde suas angustias estão transbordando pelos céus, pode criar uma cumplicidade única, daquelas que você sente que nunca mais quer aquela pessoa longe de sua vida. Esse relacionamento surgiu de forma tão ingênua e romântica que foi impossível não suspirar e desejar viver algo com tamanha intensidade em algum momento.

"A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista" é um livro para ser lido em poucas horas, mas que te fará ficar pensando nele um tempo infinitamente maior. Tantas lições importantes sobre o amor são tratadas aqui que é até chocante que um livro tão leve seja tão profundo em sua mensagem. Romântico, lindo e sensível. Seja o amor romântico ou para com a família, essa obra é perfeita em todos os sentidos. 

2 comentários:

  1. Jana!
    Acho bem bacana quando a escritora consegue tornar seus personagens mais maduros e trazem crescimento para eles.
    Deve ser uma boa leitura.
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Awn,eu sempre vejo esse livro por aí,mas nunca tinha lido uma resenha,e já amei por motivos de que amo esses romances <3 além que eu acho essa capa uma fofura só! espero poder ler em breve,beijos!

    ResponderExcluir