Três Vezes Nós

| 30 dezembro 2016 |
Três vidas. Três destinos. Três escolhas. O mesmo casal. Uma história de como o futuro de alguém pode mudar com simples nuances, com pequenas alterações e como essa pessoa sempre será atraída pelo seu grande amor.

Esse livro conta as histórias de Eva e Jim, em três versões diferentes do que teria acontecido em suas vidas. Em uma das versões, eles se conhecem, se apaixonam e ficam juntos. Na versão seguinte, eles se conhecem, se apaixonam, mas não conseguem ficar juntos. A última versão é onde eles não se conhecem no mesmo momento das duas primeiras, apenas anos depois, mas a atração é inevitável.

Nunca tinha lido um livro narrado dessa forma. Formado por blocos de 3 capítulos, cada um deles contando a sequência de cada uma das versões, pode ser um tanto confuso acompanhar tudo o que acontece e não se perder. No final do livro tem até algumas páginas reservadas para o leitor anotar (que sacrilégio) o que acontece em cada versão para evitar confusões, mas acredito que elas sejam inevitáveis.

As histórias começam exatamente no mesmo ponto, com os mesmos personagens e vão se distanciando, tomando forma própria, incluindo novos coadjuvantes, cenários, momentos, e fazendo com que a gente perceba realmente como nossas escolhas moldam o que nós somos e o nosso futuro.

A autora, Laura Barnett, nos faz conhecer desde a juventude até a velhice do casal principal, em três universos diferentes. O que essa narrativa tem de interessante, tem de frustrante também. Não nego que sou fã de histórias com finais felizes, onde as pessoas lutam e sofrem, mas conseguem, em algum momento, alcançar seus objetivos, encontrar a verdadeira felicidade. Nesse livro temos três chances para que isso aconteça, três versões diferentes, onde, em pelo menos uma delas, o casal possa realmente se sentir pleno, satisfeito, unido e feliz, porém, não é realmente isso que encontramos durante todas as páginas. 

O rumo que a narrativa segue, a forma como ela foi construída, não deixa de ser incrível. Se o leitor pode se perder em meio as páginas, é devido à complexidade narrativa que a autora construiu. Tenho certeza que foi extremamente trabalhoso elaborar algo tão diferente, três histórias em uma só, com os mesmos personagens, sentimentos, ambições, mas como eles lidam com todos esses fatores quando o destino os leva por caminhos tão distintos.

"Três Vezes Nós" é um livro que exige muita atenção para ser lido. Essa história é como um leque, que vai se abrindo em várias direções e você precisa estar preparado para acompanhar cada uma delas. Não consigo escolher uma favorita, pois todas elas me deixaram com uma sensação de falta de esperança, que é um sentimento que eu não gosto exatamente de sentir ao terminar um livro, mas ele não deixa de ser fabuloso, pela sua originalidade e pela complexidade que o livro traz ao leitor.

2 comentários:

  1. Nossa Jana!
    Achei bem complicado ter de acompanhar 3 versões diferentes de uma mesma história...
    “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.” (Albert Einstein)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, Rudy :D
      Eu me perdia muito em alguns momentos rsrs
      Beijos!!!

      Excluir