Excesso de Tecnologia

| 28 setembro 2016 |


É tão comum nas grandes cidades, e mesmo em lugares mais afastados, ou com menos recursos, encontrar pessoas grudadas em seu celular, navegando pela internet, conversando com amigos, que as vezes não estão tão afastados assim, o que permitiria um contato mais íntimo, além de ocupar todo o tempo das pessoas nessa atividade. Quem costuma andar de ônibus, sabe quantas pessoas passam todo o seu percurso, seja seu caminho para casa, ou para o trabalho, com os olhos grudados no celular. Por outro lado, quantas pessoas você encontra lendo um livro, mesmo que seja digital?

Estamos vivendo um momento em que as pessoas não desgrudam os olhos do telefone e não vivem muitos outros aspectos de suas vidas. A leitura, que já não era o hábito de muitos brasileiros, agora está ainda mais fora de suas vidas, enquanto o “mundo virtual” ganha destaque. Já perdi a conta de quantas vezes vi alguém com um livro aberto, na mesma página durante vários minutos, enquanto dedicava toda a sua atenção a alguma conversa virtual.

Muitas pessoas já têm suas desculpas passarem tanto tempo sem ler na ponta da língua: livros são caros, não existem bibliotecas onde eu moro, não tenho tempo para ler, e por aí vai. Agora, será que isso também não se aplicaria ao uso do celular? No próprio aparelho é possível fazer a leitura de livros em formato digital. Não nego que muitos livros digitais são tão caros, ou até com um preço superior, que os livros físicos, mas também é possível encontrar livros com preços muito acessíveis e bons títulos. Não é necessário sair de casa, nem pegar um ônibus, para ter uma obra em suas mãos e, o mesmo tempo que você usa navegar na internet, pode ser usado para um momento de leitura.

A questão é que, para muitas pessoas, um livro não desperta o mesmo sentimento de necessidade como estar presente no mundo virtual. Claro que eu não me incluo nessa lista, nem as pessoas que frequentam o Caminho Cultural, que sei muito bem serem apaixonadas por livros, mas é possível ver nas ruas a obsessão com que muitas pessoas andam com seu aparelho, sem nem ao menos enxergar mais o mundo a sua volta.

Estamos vivendo um momento em que não apenas a leitura está ameaça, mas as relações humanas em geral. As pessoas deixam de ler, de conversar umas com as outras, de fazer um simples passeio sem tecnologia, para se fecharem em seus mundos virtuais. Quantas pessoas você costuma ver no celular diariamente? E quantas lendo um livro? Será que o excesso de tecnologia afasta as pessoas umas das outras e de pequenos (grandes) prazeres, como ler? Sou a favor de que tudo em excesso faz mal, mas, não negando um pouco de hipocrisia (devo acrescentar) menos os livros. Livros não fazem mal para ninguém.

8 comentários:

  1. Quando toca nesse assunto eu já fico tão triste porque não vai demorar muito pra todo mundo ficar assim eu não quero lógico mas sempre que estou no ônibus pego o celular e começo uma leitura no Kindle porque no livro fisico eu não concentro ou porque o motorista corre muito e passa muito em cima de buracos ou muita gente conversando ao mesmo tempo aí vai ficando cada vez difícil e eu não rejeito nem uma leitura ou física ou digital enfim a sociedade um dia vai se tocar no que perdeu de deixar de ler para ficar conversando em telefone muito triste!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é uma pena :(
      Mas, ainda existem pessoas como nós para dar um bom exemplo :D
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi, Jana!
    Ótimo texto, muito verdadeiro. Concordo plenamente com você. Tecnologia é ótimo, mas tem que saber usar, nos momentos certos e na medida certa. Nada se compara a um bom bate-papo, um passeio junto a natureza, brincar com seu bichinho de estimação, ler muitos livros e muitas outras coisas boas que a vida nos oferece. Espero que com o tempo as pessoas comecem a se dar conta disso tudo e de sua importância. Beijos, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Tudo na medida certa e um pouco de tudo :D
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Concordo com tudo que você disse em gênero, número e grau, o vício pelo mundo virtual está afastando as pessoas do mudo real, a pouco tempo vi uma reportagem na TV mostrando uma mãe que só conseguia falar com o filho pelas redes sociais e eles mora na mesma casa, absurdo isso, onde vamos para!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que horror!
      Isso supera qualquer limite.
      Onde vamos parar desse jeito?
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Eita Jana!
    é bem isso mesmo, sabia?
    Uma das filhotas trabalha em outra cidade e passa a semana por lá, quando vamos buscá-la na rodoviária é a maior briga... Estamos com saudades, queremos saber como foi a semana dela e tal, mas ela nem levanta os olhos do celular, responde com má vontade, um inferno...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, assim fica difícil... hehe
      Toma o celular e troca por um livro, pelo menos depois vocês podem conversar sobre a história :D
      Beijos!!!

      Excluir