Livros: Para que tê-los?

| 27 julho 2016 |
Quantos livros você tem na sua estante? Com qual frequência você lê novamente algum livro? Qual a importância de ter em casa um livro (ou vários) que provavelmente você nunca mais vai ler?

Não é um pouco louco pensar nessas questões? Para nós, que somos apaixonados por livros, que dificilmente conseguimos nos desapegar de algum deles, é quase um pecado pensar em ler um livro e deixá-lo continuar a sua jornada.

Não é uma coisa tão absurda, racionalmente falando, ler um livro e, em seguida, fazer uma doação ou dar de presente para que outra pessoa também possa ler. Tenho vários livros em minha casa (realmente uma montanha deles), e tenho certeza que cada um de vocês também, que eu li apenas uma vez e, apesar de ter gostado, não foi tanto a ponto de que eu volte a lê-los um dia, principalmente com o tamanho da lista de livros novos que sempre temos/desejamos ter para ler.

Nesse caso, por que não desapegar desses títulos? Por que manter um apego tão grande pela posse de algo que só está servindo para ocupar espaço? Se eu for realmente contar os livros que eu pretendo (ou pelo menos gostaria) de ler novamente um dia, de todos os que eu possuo atualmente, acredito que sobraria menos que a metade dos meus livros.

Mas todos sabemos que isso é pensar apenas racionalmente. Realmente a lógica diz que, se você não tem mais espaço e não vai mais ler aquele livro, o ideal é passar para frente, é deixar que outras pessoas leiam e liberar espaço para os novos títulos de nossas intermináveis listas, mas quem disse que o coração deixa que isso aconteça?

Não sei vocês, mas me parte o coração pensar em deixar qualquer um dos meus queridinhos irem embora. Não vou dizer que nunca doei ou presenteei alguém com algum de meus livros, mas realmente eram aqueles que absolutamente não chamaram minha atenção, que eu demorei séculos para ler por não gostar nem um pouco da história. Os demais, que são muitos, continuam aqui guardadinhos, muitas vezes apenas guardando poeira, mas não consigo ser muito racional quanto a isso.

Então, como responder à pergunta título dessa coluna? Para aqueles que são desapegados, que conseguem ler e passar adiante, é bem simples. A resposta será que não existe a menor necessidade de tê-los. Para os demais (como eu), continuaremos sem resposta, ou pelos menos sem uma resposta racional, que justifique o amor que temos por aquelas folhas cheias de letrinhas que nos impedem de abrir espaço em nossas estantes já superlotadas, mas onde sempre cabe mais um (ou pelo menos sempre tentamos fazer caber).  

4 comentários:

  1. Bom eu também de vez em quando alguém chega em mim e pergunta que livro você está lendo? e eu logo já imagino que a pessoa gosta de ler e isso acontece com muitas pessoas da minha turma de faculdade então eu já pego e pergunto se quer um livro, no outro dia quando vou entregar o livro vejo olhos de alegria como no dia em que eu comprei o livro, enfim doar nunca irá te fazer falta se a pessoa realmente quer ler, abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, mas eu não consigo fazer isso com os meus queridinhos... hehehe
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Vishi eu também sou super apegada aos meus livros, não consigo me desfazer deles, até emprestar é difícil, só para pessoas de muita confiança, minha estante fica no meu quarta justamente pra evitar que quando chega gente em casa já dê de cara com um monte de livros e caia na tentação de meche e pedi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, aquele pânico das pessoas que aparecem e acham que podem ficar mexendo nos nossos livrinhos...
      hehehe, acho que vou colocar uma placa "Olhe, mas não toque".
      Beijos!!!

      Excluir