O Amor nos Tempos do Ouro

| 19 maio 2016 |
Cécile pode dizer que sabe exatamente como é descer do céu ao inferno. Ela tinha uma vida fantástica na Europa, com pais compreensíveis e amáveis, além de irmãos encantadores. Perder toda a sua família em um acidente era apenas a primeira parte de todo o sofrimento que ela teria que enfrentar, antes de conhecer todas as maravilhas de um país chamado Brasil.

Depois de perder os pais, Cécile foi enviada para o Brasil para viver com o seu único parente vivo. O irmão de sua mãe, um homem vil e ganancioso, arranjou o seu casamento com o rico fazendeiro Euclides de Andrade, com quem ele tinha o acordo para ficar com parte da grande herança da sombrinha após o matrimônio. O que eles não esperavam era que o homem contratado para levar em segurança Cécile para o seu noivo fosse mexer tanto com os sentimentos da francesa e ela com os de Fernão, por mais que eles fossem de mundos completamente diferentes.

Sinceramente, mal sei por onde começar a falar desse livro. Os únicos dois livros que eu li da autora Marina Carvalho foram “Simplesmente Ana” e “De repente, Ana”. Eu sou completamente apaixonada pela história da menina que descobriu ser uma princesa. Que livro fantástico! Eu nunca poderia imaginar que encontraria uma outra história da autora que me envolveria tanto quanto, ou até mais.

Se em contos de fadas modernos a autora é fantástica, em romances históricos ela consegue ser sensacional. Que primor é essa narrativa. Só pela forma como o livro é narrado, e os diálogos foram desenvolvidos, já podemos ver o quanto a autora se esforçou para ambientar cada pedacinho da sua história no momento correto, sem, é claro, comprometer a nossa forma de entender a narrativa fluidamente.

Cécile é uma protagonista marcante. Uma mulher além do seu tempo, alguém que foi criada para acreditar no amor, mas que foi lançada à mercê de homens inescrupulosos, que colocam o dinheiro acima de tudo. Por outro lado, ela tem a oportunidade de encontrar em alguém que já cometeu muitos erros, que fez coisas que as pessoas não devem ser orgulhar, um porto seguro, o único momento em que seu coração conseguia bater mais forte em meio a tanto desespero. Mas ela não é uma mocinha tradicional, que espera o príncipe encantado chegar para salvá-la. Ela é do tipo de personagem que subirá no seu cavalo branco e salvará ela mesma o príncipe se for necessário.

Fernão é um deleite a parte. Eu não poderia imaginar um interesse romântico mais complexo, cheio de defeitos, mas que está preparado para esquecer o passado e recomeçar, tudo pela primeira pessoa que apareceu em sua vida que realmente mexeu com o seu coração. Se os opostos se atraem, isso é muito bem explorado nessa narrativa.

Que momentos maravilhosos eu passei lendo “O Amor nos Tempos do Ouro”. Personagens fascinantes, nossa história como pano de fundo para um romance incrível e uma narrativa surpreendente. Tenho muito orgulho de termos um talento desse porte na nossa literatura. Acho que a narrativa foi muito bem concluída, mas gostaria de saber o que acontecerá com alguns personagens depois do fim dessa história. Uma continuação seria muito bem-vinda.

4 comentários:

  1. Nossa, estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Marina Carvalho e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente maravilhoso :D
      Depois me conte o que achou!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá Jana tudo bem?
    Terminei O Amor nos tempos do ouro, já querendo a continuação rsrs
    Que estória linda cheia de detalhes sobre a história do nosso país. Concordo com você a Marina Carvalho é sensacional! Li todos os livros dela, quando puder leia os outros, não vai se arrepender.
    Ela disse que terá continuação sim :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia!
      Uma continuação será muito bem-vinda. O livro terminou na melhor parte... hehehe
      Vou ler os outros livros da Marina, assim que possível... hehehe
      Beijos!!!

      Excluir