Séries: Desistindo no Primeiro Livro

| 20 abril 2016 |
Eu sou apaixonada por séries. Quando encontro uma história que eu gosto muito, acabo querendo ter sempre algo novo sobre aqueles personagens e aquele universo fantástico. Alguns autores conseguem manter a qualidade de uma série em uma quantidade incrível de livros. Outros autores acabam “perdendo a mão”, fazendo com que os últimos livros não sejam tão bons quanto os primeiros. Porém, o que acontece quando começamos a ler uma série e não fazemos questão de ir além do primeiro livro?

Quem nunca quis muito ler uma série e esperou todos os livros saírem para finalmente conhecer aquela história? Eu já fiz isso várias vezes, o que é maravilhoso. Você não tem que ficar meses ou anos esperando pela continuação, mas, nem sempre essa é uma boa escolha.

Acho que estou em uma fase de ler o primeiro livro de uma série e realmente não me interessar o suficiente para ler o segundo. Muitas vezes a história nem é ruim, porém, o autor não conseguiu prender minha atenção o suficiente para que eu comprasse o próximo livro, ou simplesmente o tirasse da estante, quando a série toda já foi comprada acreditando que aquela história seria arrebatadora.

Então, o que faz o primeiro livro de uma série realmente nos conquistar, realmente nos fazer querer continuar naquele mundo? Ou, o que nos faz não querer continuar uma série, mesmo estando ao nosso alcance, mesmo a história não sendo ruim?

É bem difícil que eu ache um livro realmente ruim. Em geral, sempre consigo encontrar algo interessante ou positivo naquilo que eu estou lendo. A não ser que seja um tema que realmente não me agrade, é bem difícil que eu termine um livro detestando aquela história, principalmente porque sempre seleciono muito bem as minhas leituras, mas nem sempre o livro me marca, sabe daqueles que mudam a nossa vida? Ele simplesmente se torna mais um livro que eu tive a oportunidade de ler, mas não me deixa realmente empolgada pelo próximo, como algumas séries conseguem fazer, daquelas que nós devoramos em alguns dias.

Escrevi essa coluna exatamente por ter lido três livros recentemente, todos o primeiro livro de uma série pela qual eu achei que fosse me apaixonar perdidamente, mas que fechei a última página, mesmo sem a narrativa estar concluída, exatamente por ser uma série, e não senti aquela agonia pelo próximo volume, muito pelo contrário.

O que será que falta em séries que nós não temos a necessidade de passar do primeiro livro? Serão os personagens, a ambientação ou as pontas soltas deixadas na história não são tão instigantes que nos façam desejar mais do que tudo no mundo aquela sequência? Não sei a resposta para essa pergunta e talvez um dia eu leia essas continuações, mas, por enquanto, creio que vou me aventurar por histórias que me deixem mais animada esperando os seus desfechos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário