Entre Aspas

| 17 fevereiro 2016 |
Nós falamos de vários assuntos aqui no Caminho Cultural, porém, como vocês podem perceber, o nosso principal foco são temas voltados para livros. Se você é nosso leitor, posso presumir que também ame ler, assim como a gente. Como todo bom leitor, nós temos nossos livros favoritos, aqueles personagens que nos apaixonamos perdidamente, lugares que sonhamos conhecer (mesmo que eles não existam), mas acho que tem algo que, talvez, em muitas situações, seja muito mais marcante que os itens anteriores.

Quando estamos lendo um livro, sempre nos deparamos com algum trecho especial. Aquela citação que vai fazer com que você reconheça o livro em qualquer lugar, em qualquer momento. Que prazer deve ser para um escritor ver um pedaço de sua obra se tornar tão grande quanto a obra em si.

Que fã de “Harry Potter” não se emociona só de ouvir o trecho:
“- Depois de todo esse tempo?
- Sempre.”

Quem consegue ler “A Culpa é das Estrelas” e não começar a ouvir a palavra “okay” com uma sensação completamente diferente?
“- Okay?
- Okay.”  

Quem não termina o último livro da série “Jogos Vorazes” sem achar que a palavra “verdadeiro” vale mais do que um “Eu te amo”?
“- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
- Verdadeiro.”

Esses são apenas alguns exemplos de trechos que conseguem ter vida própria. Você não precisa citar um livro, um personagem ou qualquer outra coisa para saber exatamente do que se trata.

Nós conseguimos ter um carinho por essas frases tão grande quanto o que sentimos pelo livro em si. Desejamos que, em uma adaptação da obra, essas frases estejam presentes, para nos fazer suspirar de alegria e contentamento.

É engraçado pensar o quanto nós podemos amar e nos emocionar com um simples trecho. O quanto um autor tem que ser habilidoso para conseguir esse feito. Um livro pode nos emocionar, mas uma simples frase também pode nos marcar para sempre.

8 comentários:

  1. Oi, Jana! Realmente tem muitos livros que apenas por vermos uma citação, já lembramos da cena e nos emocionamos ♥
    Tem uma cena de HP que SEMPRE me emociona, toda vez que eu lembro
    Quando o Dumbledore diz "Hogwarts não é mais segura"
    JUUUUURO, chega a me arrepiar hahaha porque a gente fica acostumado a ver Hogwarts como uma fortaleza, aí quando ele diz isso tudo começa a desmoronar e AI MEU DEUS
    Sério to arrepiada só de lembrar hahaha

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que você quer dizer <3
      Impossível não se emocionar com esses trechos tão marcantes.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Concordo, essas frases ficam marcadas para a vida cara ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana tudo bem?
    Acho que todo livro que lemos, sempre tem aquele trecho que nos emociona e nos faz refletir. As vezes leio a frase várias vezes e até escrevo em um caderno. Agora estou lendo " Enquanto bela dormia" ele tem umas citacões ótimas :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal :D
      Vou colocar esse livro na minha "listinha" hehehe
      Beijos!!!

      Excluir