E Se For Você?

| 22 fevereiro 2016 |
Quatro vidas separadas, amizades desfeitas, um amor escondido em prol de uma promessa e pessoas que se perdem tentando ser perfeitas. Cal não era adepto a longos relacionamentos. Não que ele não fosse alguém decente, mas ele não tinha esquecido a primeira garota que realmente conquistou o seu coração.

Quando uma garota aparece na sua vida, muito parecida com aquela que realmente o tinha impactado, por mais que ela tenha uma personalidade completamente diferente, ele não consegue tirá-la da cabeça.

Cal, Nicole, Richelle e Rae eram amigos inseparáveis na infância. Quando a família de Richelle se muda da cidade e Nicole resolve agir como se fosse boa demais para ser amiga de duas pessoas como Cal e Rae, aquilo foi mais marcante e cruel na vida de Cal do que qualquer outra coisa.

Ao aparecer uma garota chamada Nyelle, o mundo de Cal é balançado como não acontecia há muito tempo. Fisicamente, ela era muito parecida com Nicole, porém, enquanto a sua amiga de infância era alguém calada, que queria ser perfeita e orgulhar o pai acima de tudo, Nyelle só queria ser feliz, fazer o que lhe desse vontade, por mais louco e estranho que fosse. Será que elas poderiam ser a mesma pessoa?

O livro carrega exatamente esse mistério, nos mostrando o quanto Nyelle pode ser completamente louca, o quanto Cal cede a todos os seus desejos bizarros, por conta de sua obsessão por uma garota que não saia dos seus pensamentos, mas que ele não tinha certeza se era a mesma pessoa que estava ao seu lado.

Ao mesmo tempo, em capítulos alternados narrados por Richelle e Nicole, nós podemos conhecer o passado desse quarteto que era inseparável e o que causou o fim de uma amizade tão invejável.

Você quer saber desde o princípio o desfecho desse mistério, mas ele se estende por páginas e mais páginas, devido ao medo do protagonista de descobrir a verdade. Cal gostaria muito de ter Nicole novamente ao seu lado, mas tem medo de perder a garota, seja ela quem for, que apareceu em sua vida se começar a pressioná-la em busca de respostas.

Por mais que em alguns momentos esses mistérios, e as loucuras de Nyelle, tenham se estendido por tempo demais, por outro lado, achei fantástico o passado ser narrado por duas personagens que, a princípio, não estão no centro da história. Duas personalidades marcantes, cada uma a sua maneira, e que terão uma grande importância para o desfecho.

Desfecho, aliás, muito emocionante. A autora, Rebecca Donovan, conseguiu transformar algo simples em algo marcante devido a altas doses de sensibilidade. É impossível terminar esse livro sem ser tocado pelo poder de uma verdadeira amizade.

“E Se For Você?” é um livro que fala sobre um tipo de amor mais puro, aquele que nasce na infância e nós carregamos para toda a vida. O quanto pode machucar você ser forçado a viver algo que nunca quis e o quanto uma perda pode fazer alguém perder o rumo. Um livro delicado e sensível, com um toque de mistério, o que torna o encanto ainda mais real. 

16 comentários:

  1. Parece interessante... Eu nunca tinha ouvido falar, mas a resenha me deixou com vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha.
    Apesar de não fazer meu gênero literário, achei bem interessante o tema, achei um pouco clichê, mas com certeza despertou minha curiosidade, espero em breve poder desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    A Rebecca tem um dom de fazer livros incríveis e esse não pode ser diferente.
    Não vejo a hora de poder ler ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro livro que eu leio da autora, mas gostei o suficiente para querer ler outros :D
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Já está na minha lista pra mim ler esse ano S2 S2

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao li nada da autora, mas fiquei curiosa para conhecer o livro, parece arrancar suspiros a historia.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jana. Nem li o livro mas já tô aqui apostando que as duas são a mesma pessoa haha
    Fiquei curiosa pra saber o motivo de uma amizade tão inseparável assim ser, no fim, separável... essa Nicole/Nyelle parece esconder muitos segredos

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? hehehe
      Depois que você ler, me conte o que achou.
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  8. Eu ouvi falar do livro em um evento que teve de YA na minha cidade,e fiquei curiosa (ate porque ele ta bem baratinho na amazon) mas to com medo de ler hahaha quantas estrelas você deu a ele? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victória :D
      Eu gostei da história do livro. Acho que algumas partes poderiam ter sido cortadas (ficou um tanto repetitivo), mas a narrativa é bem fofa. Acho que vale a pena ler.
      Depois me conte o que achou.
      Beijos!!!

      Excluir