Clássicos Literários e o Hábito da Leitura

| 24 fevereiro 2016 |
Amar ler é sinônimo de ler qualquer tipo de livro, gostar de todos os gêneros? Não acredito que isso seja verdade. Eu amo ler, leio todos os dias (provavelmente, assim como cada um que está lendo essa coluna nesse momento), mas existem vários tipos de livros que eu não gosto, não por eles serem livros ruins, simplesmente por não serem o tipo de leitura que me encanta.

Quando nós estamos na escola, em alguma série mais avançada, ou perto de prestar o vestibular, nossa lista de leitura inclui grandes clássicos da literatura, aqueles livros antigos que nem sempre agrada a todos. Eu, nessa época, tenho que admitir que não gostava nem um pouco de ler esses livros. Hoje, dependendo do livro, eu até consigo gostar da história, mas realmente não é aquilo que realmente me encanta, tanto quanto quando eu estou lendo fantasia, por exemplo.

Se nós formos analisar, nessa fase da vida, a maioria dos estudantes não gosta desses livros. É só você parar para pensar quando estava na escola. Tinha alguém que ficava realmente entusiasmado com esse tipo de leitura? Eu não me lembro de ninguém, e se houvesse alguém, provavelmente seria eu, que já na época era a pessoa da minha turma que mais gostava de ler.

Agora, será que esse não é um ponto que deveria ser repensado? Nós, que realmente gostamos de ler, somos a minoria de uma população que ainda não adquiriu o habito da leitura e talvez nunca adquira. Eu acredito que iniciar uma pessoa no mundo dos livros, principalmente com pouca idade, com livros que não agradam muitas pessoas logo de cara, talvez seja um dos motivos de muitas pessoas nem sequer cogitarem começar a ler por prazer, por não terem tido uma primeira experiência tão agradável assim.

Sei que tem muitos que começam pelos clássicos, e se encantam por esse mundo de letras e histórias, não deixam de ler, mas, a maioria, acaba não gostando, por serem livros muito densos e muitas vezes de difícil compreensão e abandonam completamente a leitura, assim que não são mais obrigados a isso.

Tenho certeza que se as escolas iniciassem a introduzir a leitura na vida dos estudantes com best-sellers, livros que as pessoas gostam com mais facilidade, inclusive livros mais apropriados para a idade, estaríamos formando gerações com mais pessoas que começam livros apenas pelo prazer de mergulhar em uma nova história.

Como dizem, todos gostam de ler, alguns só não encontraram o livro certo. O problema é que muitos nunca encontrarão esse livro, simplesmente por não irem atrás dele. Isso é muito triste.

6 comentários:

  1. Verdade Jana você falou tudo, não é todas as pessoas que gostam de clássico ou outro tipo de leitura, até porque todas as pessoas tem seus gostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, por isso deveria ser mais diversificado nas escolas o tipo de leitura passada para os alunos.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Concordo com voce, tem um colegio particular da minha cidade que começou com um projeto quase assim, um mes as crianças leem um best e outro um classico, me parece que esta dando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia legal :D
      Quem dera fizessem isso em todas as escolas.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Também concordo com você, nem todo mundo gosta dos clássicos, tem quem goste de tudo e tem os que gostam somente de um gênero, seria ótimo se as escolas diversificassem as leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso iria criar muito mais leitores, com certeza :D
      Beijos!!!

      Excluir