A 5ª Onda

| 11 fevereiro 2016 |
O mundo como nós o conhecemos não existe mais. Os seres humanos estão sendo eliminados e os poucos sobreviventes devem lutar para não serem as próximas vítimas. “Os outros”, como eles são conhecidos, já usaram várias estratégias, muito bem-sucedidas, para eliminarem grande parte da população, chamadas de “ondas”. Agora eles estão prontos para o golpe final, a 5ª onda.

Cassie sobreviveu a pane de todos os sistemas de energia, ao ataque das águas e a um vírus mortal que dizimou grande parte da humanidade. Porém, ela está separada de seu irmão, seu único parente ainda vivo e só conseguirá encontrá-lo se andar por quilômetros e mais quilômetros de estradas aparentemente desertas, mas em que o perigo pode estar à espreita em qualquer lugar, porque, na 4ª onda, o inimigo tomou posse de corpos humanos. Agora não é possível distinguir aliados de inimigos. Cassie não pode confiar em ninguém.

Eu ainda não li o livro, mas sai do cinema querendo correr para uma livraria para poder conhecer mais sobre essa narrativa maravilhosa. Eu amo distopias, mas também tenho certo receio de conhecer novas histórias e encontrar mais do mesmo, mas não me desapontei com “A 5ª Onda” e, partindo do princípio de que o livro sempre tem mais detalhes e é mais fascinante que a sua adaptação, se já amei o filme, tenho certeza que também vou me apaixonar por esse universo fascinante em seu formato escrito.

Diferentes de outros universos distópicos, nesse filme nós não começamos a narrativa em um futuro completamente diferente do nosso, onde tudo já está um caos. É muito interessante poder ver os invasores chegando à terra, exatamente essa mesma, da forma que nós conhecemos, e mudando todo o modo de vida da humanidade. As pessoas perdem suas vidas pacatas e tranquilas para viver fugindo, tentando se refugiar, sem saber o que está acontecendo no resto do mundo, apenas não tentando serem as próximas vítimas.

Cassie, a protagonista do filme, pode ser só uma adolescente comum, que tem uma grande tarefa à sua frente, coisa muitas vezes criticada por quem assiste esse tipo de filme. Eu, particularmente, acho isso completamente aceitável e bem justificado. Ela deixa tudo o que ela acreditava para trás e encontra uma coragem que ela nunca pensou existir dentro de si, tudo isso para encontrar o irmão, seu único parente vivo. Como isso pode não ser compreensível? Que pessoa de bom coração não faria de tudo, o que estivesse ao seu alcance ou não, para salvar alguém tão próximo e tão importante? Amei a protagonista e a sua meta de nunca desistir.

Também acho que o romance nessa série será algo muito bem explorado e muito interessante. Triângulos amorosos, quando bem desenvolvidos, podem fazer com que o espectador realmente viva aquele romance, torça, chore, grite, escolha os seus favoritos e termine com o coração partido, seja qual for a escolha da protagonista no final. Mal temos realmente um triângulo amoroso e eu já estou indecisa, imagina nos próximos filmes?

Adorei “A 5ª Onda”. Não conhecia a história, então não sabia realmente o que esperar desse filme, mas estou apaixonada. Espero que essa seja uma série em que todos os seus filmes sejam adaptados para o cinema.

12 comentários:

  1. Oi.. Ainda não li o livro e nem tive a oportunidade de assistir ao filme... Mas estou louca de vontade de assistir... Gostei da sua crítica... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Espero assistir logo e que posso ter continuação. Quero o mais rápido possível ler os livros.

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro na semana passada, logo depois de ter visto o filme. E sério, eu amei!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii
    Eu amei essa distopia exatamente porque você começa o livro acompanhando como tudo aconteceu,não e como nas outras que já aconteceu e alguém tem que lembrar ou explicar como aconteceu.
    Também amei cada personagem e a forma como eles evoluirão de adolescentes normais para pessoas que tem que fazer de tudo para sobreviver ou manter alguém a salvo.
    Na minha opinião acho que não tem um triangulo amoroso,lendo o livro você pode ter outra visão das coisas ou pode ver diferente do que eu vi,mas de uma coisa eu tenho certeza você vai continuar amando a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Puxa eu gostei tanto do triângulo amoroso. Mas não é nada explicito, talvez minha mente romântica viu coisas que não existem... hahaha
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi, Jana!
    Li diversas resenhas desse livro e decidi que preciso lê-lo. Porém, a lista de livros a serem lidos está tão extensa que no tempo entre decidir ler e realmente ler, o filme foi lançado kkkkkkkk agora não sei se leio antes ou já parto direto pro filme.
    Com Divergente foi assim: vi o filme, me apaixonei e corri comprar a trilogia ♥
    Muito legal que não sejamos já "jogados" num mundo diferente, tendo a história contada bem detalhadamente. E ter um romancezinho também não mata ninguém, né? :p
    Ahhh, adoro a Chloë e estou ansiosa para vê-la atuando nesse filme

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kemmy!

      Também não li o livro, mas o filme me deixou muito animada :D
      Espero que aconteça o mesmo com você.

      Beijos!!!

      Excluir
  6. Estou doida para assistir esse filme, queria ler o livro primeiro, mas sei que não vou fazer isso primeiro.

    ResponderExcluir