Tudo e Todas as Coisas

| 02 outubro 2015 |


Se  alguém te dissesse: “Li muito mais livros do que você”, você concordaria? A princípio, eu não concordei, porém, a protagonista dessa história tem tempo de sobra para ler. Madeline tem uma doença realmente grave, é como se ela fosse alérgica ao mundo. Ela vive dentro de sua casa, um lugar totalmente esterilizado, livre de germes e de todos os perigos do mundo exterior. Ela sempre viveu dessa forma e aceitou que esse era o seu destino, até um certo garoto mudar para a casa ao lado. Desse momento em diante, Madeline passou a desejar mais, muito mais, para a sua vida.

Não tem como começar a ler esse livro e não sentir pena da protagonista. Que situação triste ter que viver trancada dentro de casa, tendo um contato realmente contínuo com apenas duas pessoas, mas Madeline é feliz a sua maneira, talvez muito mais pensando na felicidade de sua mãe, mas o que importa é que ela levanta a cada dia de cabeça erguida, por mais que tenha um destino totalmente terrível em suas mãos.

Quando um certo garoto chamado Olly se muda para a casa ao lado, como nunca em sua vida, Madeline desejou ser uma garota totalmente normal, que pudesse ir até a outra casa e conhecer seu novo vizinho, mas ela não podia. Porém, Olly também era especial. Ele percebeu uma garota misteriosa lhe espiando e decidiu saber quem ela era. Entre mensagens escritas na janela e e-mails trocados, eles começaram uma relação realmente encantadora. Uma relação sem toques, apenas feita de palavras.

Quando eles finalmente têm a oportunidade de se conhecerem, eu fiquei tão ansiosa e animada quanto Madeline naquele momento. Assim como a protagonista, nós não sabemos o que esperar desse encontro, nem do garoto que mora ao lado. Apesar da vida difícil que ele leva com um pai violento, ele não podia ser alguém mais encantador. Uma cena perfeita para embalar um momento tão aguardado, e tudo isso acontece no começo do livro, mas, a partir desse momento, tudo muda na vida de Madeline, e não poderia ser diferente. Imagine você ver um mundo de possibilidades a sua frente, um mundo de sonhos com os quais você nunca pôde nem sonhar, porém, alguns deles se transformaram em realidade. É impossível seguir com sua vida de antes, como se nada tivesse acontecido.

“Tudo e Todas as Coisas” tem uma narrativa singela que, com poucos personagens, consegue encantar o leitor. Com uma protagonista que tem um grave problema de saúde, mas consegue demonstrar que o importante é amar e estar ao lado daqueles que você ama. Um garoto que tem uma família complicada, mas que também consegue abrir o seu coração para amar alguém, mesmo contra todas as possibilidades de que aquilo dê certo. Uma mãe presente, amorosa, que coloca as necessidades da filha sempre em primeiro lugar, que faria de tudo, de tudo mesmo, para protegê-la do mundo, para que nada de ruim lhe acontecesse, para nunca correr o risco de perdê-la. Uma enfermeira que mais parece uma amiga, que ajuda dois jovens apaixonados, que acha que a vida é um dom e merece ser vivida. Todos esses personagens são essenciais para a construção dessa história delicada e apaixonante.

É incrível a fluidez com que esse livro se desenvolve. Partindo do princípio que a autora, Nicola Yoon, escolheu uma protagonista que vive dentro de uma bolha, dentro de um casulo, quase sem acesso a nada do mundo exterior, apenas a internet, seus livros e seus sonhos, é incrível como as páginas passam voando e, sem você perceber, a história chega ao fim. Amei embarcar nessa narrativa com Madeline e Olly, porém, não ficaria triste se “Tudo e Todas as Coisas” tivesse mais algumas páginas. Foi triste ler a palavra “Fim” e me despedir de personagens, que, na minha opinião, ainda têm muitas histórias para nos contar. É como se tudo aquilo fosse apenas o começo.

8 comentários:

  1. Nossa parece ser uma história super emocionante, essa é a primeira resenha que leio desse livro e me deixou ansiosa para conferi essa história que parece mesmo ser apaixonante.

    ResponderExcluir
  2. Jana!
    Deve mesmo ser um livro emocionante.
    E que triste a protagonista ter de viver isolada de tudo e todos! Nem sei como ela consegue ser feliz assim, embora pelo jeito, os livros façam companhia para ela.
    E que bom que conheceu o vizinho, deve ter dado novo fôlego para ela.
    Gostaria de ler.
    “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.”(Sigmund Freud)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro será lançado em novembro, não deixe de ler :D
      Depois me conte o que achou.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Olá, Jana. Adoro sentir emoções durante uma leitura de algum livro, e creio que este é perfeito para essas condições. Encantei-me com a triste estória envolta da pobre Madeline e senti aflição com a sua doença e sua autodefesa contra o mundo. Gostei também do menino Olly e sua estória violenta com o pai. Personagens simples, mas criados de forma minimalista para surpreender o leitor. Lerei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu comentário, tenho certeza que você vai amar esse livro.
      Ele é realmente encantador :D
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro, mas confesso que fiquei super curiosa em relação a história, parece ser emocionante e um romance bonito, achei bem diferente a história da protagonista de não poder sair de casa, de ter que viver isolada, fiquei muito curiosa e adicionei o livro em minha lista de leituras, sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mariele!
      Espero que você também se encante com esse livro :D
      Beijos!!!

      Excluir