Livros Para Crianças ou Para Qualquer Idade?

| 07 outubro 2015 |
Quando me perguntam qual o meu gênero de livro preferido, sempre tenho muita dificuldade para responder, porém, se puder fazer uma lista, ela será bem grande.

Amo livros de romance, mistério, fantasia e por aí vai, porém, uma coisa que nunca serve de parâmetro, na hora de escolher um livro, é a sua faixa etária. Eu já perdi as contas de quantos livros eu li, e amei, que são considerados livros para “jovens leitores”.

Minha série favorita no mundo inteiro é “Harry Potter”. Nem sei mais quantas vezes ouvi que “Harry Potter” é coisa de criança, mas porque necessariamente um livro tem que se encaixar nessa categoria? É por causa da magia? É por que é um livro de fantasia? É por que o protagonista é apenas uma criança no começo da série? Será que não posso simplesmente ler um livro que eu gosto, e que é maravilhoso, fantástico, sem me preocupar com faixas etárias.

Sempre parti do princípio que bons livros são para qualquer idade. Se eu for fazer uma lista dos meus livros/séries favoritas, muito provavelmente, a maioria deles serão livros voltados para crianças, ou para o público juvenil. Só porque é um livro de fantasia, não significa que eu não possa me encantar com cada uma dessas histórias.

Imagina se eu vou deixar de ler “Harry Potter”, “Percy Jackson”, “A Mediadora”, “Os Instrumentos Mortais”, “Jogos Vorazes” e tantos outros livros e séries fantásticas, apenas por eles não serem livros voltados para adultos.

Na próxima semana será comemorado o dia das crianças, espero que muitas delas ganhem livros de presente e comecem desde já a se encantarem por esses mundos que eu tanto amo. E que eles não abandonem a leitura, quando se tornarem adultos. Temos muitos livros fantásticos, de todos os gêneros, para qualquer idade, porém, têm muitos livros voltado para o público juvenil com mensagens muito mais importantes e com histórias muito mais elaboradas que muitos livros para adultos. E para quem julga, não se preocupe, enquanto você perde seu tempo nos julgando, nós passamos nosso tempo descobrindo novos livros e vivendo aventuras maravilhosas.

8 comentários:

  1. Também não tenho um gênero favorito, curto muito ler romance, fantasia, policial, distopia, etc..., gosto muito de livros voltados para o público infanto-juvenil, não tenho nenhum pré-conceito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Mas, leitores geralmente nos entendem. Quem critica mesmo, são aqueles que não costumam ler :(
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Jana!
    Então, já ouvi muito disso também, que Harry potter é livro pra criança ¬¬'
    Eu gosto muito dessa temática infanto juvenil, pois é bem mais leve pra ler, e geralmente cheio de mistérios, e de um vilão que a gente odeia com todas as forças do nosso coração :P
    Eu já passei a dar livros pra minha irmã de 11 anos no dia das crianças, ela adora ler, e nesse vou dar uma nova edição de Alice no país das maravilhas que comprei ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já criando uma nova leitora dentro de casa... hehehe
      É isso mesmo :D
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oi, Jana. Eu tenho enormes admirações por diversos gêneros literários, em especial os juvenis e os distópicos. E, realmente, as suas opiniões são concretas, porquê devemos rotular os livros? Não é preciso! Cada leitor tem seu parâmetro, sua zona de conforto e sua área de perigo, tudo para ele pode ser incrível, ou pelo menos metade dos gêneros. É liberdade de escolha e expressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Esses rótulos devem fazer muitas pessoas deixarem de ler livros que elas iriam amar, por puro preconceito.
      Mas, que bom que nós não somos assim :D
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Concordo com você e também acredito que bons livros são para todas as idades, e leio os livros que me agradam, independentemente da idade que eles são indicados, pois tem diversos livros infantis ótimos e que muitos adultos leem.
    Também espero que muitas crianças ganhem livros no dia das crianças, pois é sempre bom incentivá-los a ler.

    ResponderExcluir