Mensagens Para Adultos Disfarçadas de Mensagens infantis

| 02 setembro 2015 |
Na semana passada, após assistir ao filme “O Pequeno Príncipe”, fiquei com essa questão em minha mente. Como eu comentei na resenha do filme, minha sessão praticamente não tinha criança alguma e, as poucas presentes, pareciam um tanto quanto dispersas, sem se interessarem realmente pelo filme (e isso é fácil de se perceber, pelo barulho que elas faziam), portanto, será que um filme tão claramente infantil é realmente feito para crianças, ou é algo disfarçado para ensinar alguma coisa para os adultos?

Que a mensagem que esse livro passa é para qualquer idade, isso é inquestionável, a questão aqui é que algo tão infantilizado, como esse livro e consequentemente o filme, não tem como o público alvo exatamente as crianças, que podem ainda serem pequenas demais para entenderem mensagens tão importantes e que são muitas vezes tratadas de forma realmente complexa.

Outro livro que eu posso encaixar nessa categoria é “Um Ano na Selva”, de Suzanne Collins, autora da série “Jogos Vorazes”. Esse é um livro grande, cheio de ilustrações, tipicamente infantil, porém, com um tema nada usual para crianças. A autora conta como foi passar pelo período em que seu pai esteve na guerra e como ela entendeu aquela situação. É interessante perceber o seu olhar, como criança, sobre o que acontecia no mundo. Entre seu pai lhe dizer que iria passar um ano na selva, ela não entender se um ano era muito ou pouco e começar a se angustiar com aquela situação, mais pela angústia de outras pessoas do que dela mesma. Ela encontrou uma forma lúdica de falar sobre um fato traumático do seu passado, porém, será que realmente esse é um livro com uma mensagem realmente infantil? Não estou dizendo que crianças não devem saber das coisas, ou não devem ser apresentadas as coisas ruins do mundo, principalmente de forma tão divertida, quanto lendo um livro, mas será que elas entenderão todas as mensagens da autora? Todos os seus sentimentos, como criança, encarando aquela situação sem precedentes para ela?

Acho muito interessante esses livros infantis, realmente criados para atender esse público, mas que trazem mensagens tão profundas, muitas vezes até complexas, que acabam abandonando por si só o seu público alvo e alcançando outras gerações. Esses livros trazem mensagens que toda criança deve aprender para ser uma pessoa maravilhosa um dia, mas que muitos adultos também devem aprender para serem pessoas melhores. Isso é maravilhoso!

8 comentários:

  1. Oiii
    Quando você para pra pensar se nota que metades dos filmes e livros infantis o maior numero de leitores e expectadores são adultos.
    Acho que isso acontece porque quando somos crianças vemos isso somente como desenhos,mas quando crescemos começamos a entender que naquele desenho tem um significado e passamos a gostar mais dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que se um autor escreve um livro é para todos lerem e aprenderem algo sobre o que leu e acho que o pequeno príncipe é assim. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. O que é bom é para qualquer idade :D
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Também acho bem interessante esses livros infantis que passam mensagens super importante para absolutamente todas a idades.

    ResponderExcluir
  4. Semana passada eu ganhei o livro O Pequeno Príncipe, mas, mesmo ainda sem ter lido, eu também tenho essa mesma sensação. Apesar do livro/filme ter suas características para o público infantil, eu acredito que, tanto um quanto o outro, foram feitos para os adultos. Eu ainda não Um Ano na Selva, mas tenho muita vontade, pois, além do conteúdo, eu sou fã de Jogos Vorazes! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal, Luis :D
      Depois nos conte o que achou do livros.
      Beijos!!!

      Excluir