Existem gêneros saturados na literatura?

| 23 setembro 2015 |
Cada leitor tem o seu gênero favorito na hora de escolher um livro. Uns amam romance, outros preferem uma boa aventura, alguns amam fantasia, enquanto outros são loucos por distopias e por aí vai. Por mais que você seja um leitor eclético, sempre vai existir aquele gênero que terá um lugar especial no seu coração, porém, será possível que algum gênero fique saturado? De tantas histórias com o mesmo gênero, é possível que as narrativas comecem a ficar repetitivas e desinteressantes?

Bom, a minha opinião para essa resposta é que ela pode ser sim e não, e vou explicar falando sobre dois gêneros que eu amo: romance new adult e distopias.

Ontem, na nossa “Dica de Livro”, eu postei “Legend” como a nossa dica da semana. Eu realmente amo essa série. Acho uma distopia realmente maravilhosa e única, mas ela chegou na minha vida em um momento em que eu realmente precisava de uma boa distopia para voltar a amar esse gênero.

Eu estava vivendo meu momento “distópico” depois de ler “Jogos Vorazes” e “Divergente”. Li várias séries e livros com esse tema, por mais que eu não tenha gostado de vários deles, portanto, eles não foram nem comentados aqui no Blog. Livros muito repetitivos ou com temas desinteressantes, quase impossível de se conquistar um leitor, ou, no caso, impossível de me conquistar, acabaram com que eu começasse a quase perder o interesse. Ler “Legend” foi realmente fantástico, por me fazer lembrar as razões pelas quais eu realmente amava distopias e porque eu deveria continuar lendo esse gênero.

Exatamente a mesma coisa aconteceu quando eu li “As Batidas Perdidas do Coração”. Depois do momento “distópico”, tive meu momento “new adult”. Li muitos, muitos, muitos livros com personagens muito parecidos, histórias quase idênticas, e temas que não traziam nada de novo depois de tantos livros lidos.  “As Batidas Perdidas do Coração” traz todos os elementos fundamentais do new adult, porém, em uma história realmente cativante, instigante e que prende o leitor do começo ao fim.

Voltando a nossa pergunta inicial: De tantas histórias com o mesmo gênero, é possível que as narrativas comecem a ficar repetitivas e desinteressantes? Sim e não. No final das contas, chego à conclusão que um gênero nunca irá ficar desinteressante, portanto que o autor seja bom o suficiente para criar uma história que não seja repetitiva. Ainda bem que existem muitos bons autores por aí. Isso me faz uma leitora muito feliz, só preciso encontrar os livros certos.

6 comentários:

  1. Olá, Jana.
    Gostei bastante da questão levantada. Ultimamente é só um gênero fazer sucesso que lá vem uma enxurrada de lançamentos todos parecidos. Eu acho que por isso que fica enjoativo. Para que não aconteça isso comigo, procuro alternar as leituras, mesmo que para isso tenha que esperar um tempo para ler um livro que eu queria muito. Eu amo lasanha, mas se comer todo dia sei que vou enjoar e penso assim dos gêneros também hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparação perfeita, Sil :D
      Concordo completamente com você. Temos que intercalar as leituras e, é claro, encontrar escritores que consigam criar novas histórias em gêneros já bem "saturados" :D

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oiii
    Também acho que em certos momentos nas quais lemos certos gêneros começamos a ver muitos coisas parecida com alguns livros que já lemos,eu mesma comecei a enjoar de certos gêneros porque todos os livros que eu estava lendo se pareciam muito.
    Mas ai eu lia algum que me motivava e me lembrava porque amo aquele gênero.
    Jana aconteceu o mesmo comigo com legend eu já tava enjoada de ler distopias porque estava parecendo que todas eram iguais,mas quando li legend eu amei e ela me motivou a voltar a ler distopias novamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é demais quando isso acontece? hehehe
      Que bom que sempre podemos encontrar bons livros no caminho...
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Excelente questão levantada, realmente hoje em dia é só um gênero começar a fazer sucesso que ai vem aquela tsunami de lançamentos semelhantes, graças a Deus sou bem eclética, assim alterno as leituras, fico um tempo lendo só romance de época, depois só chick-lit, em seguida só fantasia... pra mim está sendo até fácil fazer isso pois hoje em dia estou esperando todos os livros de uma trilogia e/ou série serem lançados para só depois começar a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma tática muito boa, Milena.
      É bem complicado ficar esperando anos pelo próximo lançamento de uma série... hehehe
      Beijos!!!

      Excluir