Branca dos Mortos e os Sete Zumbis – E Outros Contos Macabros

| 24 setembro 2015 |
Contos de fadas são sempre tão doces e encantadores. Eles te fazem sonhar com Reinos distantes e príncipes encantados. Bom, não nesse livro. Aqui, os contos de fadas te farão ter pesadelos, onde princesas podem nascer amaldiçoadas, príncipes não são nem um pouco encantadores, pais abandonam seus filhos sem nenhum remorso e que a morte nem sempre pode ser a salvação final, que é possível sofrer pela eternidade.

Imagine, por exemplo, uma linda Rainha que não podia ter filhos, resolve recorrer a uma bruxa para finalmente conceber uma criança. Assim, nasce a pobre Branca, porém, se a sua história começou mal, ela só vai piorar e a princesa encontrará na floresta os piores horrores que alguém poderia imaginar.

Depois de ler o primeiro conto, desisti de esperar por finais felizes nesse livro. Eles jamais chegam, já fiquem avisados. João e Maria são abandonados pelo pai em uma floresta, sem que o mesmo sentisse nenhum remorso, Cinderela se transforma em Cindehella e o seu sapatinho de cristal só traz desgraças por onde ela passa e seu caráter suas atitudes são muito distantes da doce personagem original. Pinóquio é uma criatura realmente desiquilibrada, que não mede as consequências de seus atos, princesas adormecidas podem nunca mais acordar, mas o seu sono pode não ser tão profundo assim e Rapunzel também adquire outro nome, além de ter poderes muito mais malignos em seus negros cabelos.  

Todos os contos são horripilantes e não poderia ser de outra maneira. Com personagens tão horríveis, não no sentindo que eles não tenham sido bem desenvolvidos, horríveis se tratando de caráter e de suas ações, seria impossível que cada uma daquelas histórias se desenvolvesse de outra forma, senão nos levando para um mundo realmente cruel, onde coisas boas não existem, as pessoas são egoístas e tudo o que pode ser considerado fantástico, se transforma em algo maligno.

Não sei se amo ou odeio esse livro... Bom, o livro é realmente genial, mas os finais felizes dos meus queridos “Contos de Fadas” realmente foram morar em um Reino muito, muito, muito distante. Fábio Yabu conseguiu construir um livro destruindo todos os clássicos da nossa infância, mas montando algo realmente assustador que vai impactar todos os fãs do gênero. Terror não é meu gênero favorito, mas me peguei em vários momentos desfrutando daquelas visões aterradoras e ansiosa pelo o que viria a seguir. Acho então que gosto do livro, ou pelo menos do brilhantismo com que as minhas histórias favoritas foram destruídas. 

4 comentários:

  1. Olá, Jana.
    Que capa linda e que resenha. Quero o livro para ontem. Eu amo os contos com finais felizes, mas nunca li nenhum com finais diferentes, então esse entrou para minha lista. E se tem um toque de terror, é claro que me interessei, gosto de livros que dão medo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil :D
      Acho, então, que esse é o livro certo para você!
      Depois me conte o que achou.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Já gostei muito do título, curto muito releitura de contos de fadas, terror também não é meu gênero favorito, porem essa resenha me deixou super curiosa para conferi esse contos macabros.

    ResponderExcluir