Bienal da Depressão

| 09 setembro 2015 |
Em plena semana de Bienal do Livro no Rio de Janeiro, eu não poderia falar de outro assunto na nossa Coluna da Semana.

Enquanto milhares de leitores estão lindos, felizes, animados e aproveitando cada momento desse evento que, para nós leitores, é o mais aguardado do ano, outros milhares, como eu, estão em suas casas, curtindo uma bela depressão por não estarem na Bienal do Livro.

No começo do ano eu até tentei me planejar para ir para o Rio de Janeiro agora em setembro, desfrutar desse evento maravilhoso, porém, como imprevistos acontecem, minha viagem também não aconteceu, e agora estou aqui escrevendo essa coluna, apenas olhando as fotos maravilhosas de editoras e leitores presentes na Bienal, com tantos eventos e lançamentos fantásticos acontecendo.

É realmente deprimente ver tantos autores que eu queira conhecer pessoalmente, outros que eu queria rever, tantos eventos para leitores e, é claro, tantos livros maravilhosos em um só lugar. Estar em um Bienal é algo mágico. Só quem realmente ama livros sabe o que é estar em um lugar ainda mais especial que uma livraria.

E eu não digo que uma Bienal do Livro seja para realmente comprar livros. Quando eu vou a Bienal, só compro livros se realmente encontro boas promoções, senão, sei que vou encontrar os meus títulos desejados com um preço mais acessível na internet, porém, uma Bienal consegue nos fazer passar por uma experiência única. Encontrar escritores que tanto amamos, leitores com os mesmos gostos literários, conhecer quem está por trás das Editoras dos livros que nós esperamos ansiosamente todos os dias. Não tem como negar que estar em uma Bienal, para um leitor, é como estar no paraíso.

Mas, nem sempre as coisas são como nós esperamos. O que me resta é olhar centenas de fotos e tentar me sentir um pouquinho dentro da Bienal, ou guardar as minhas energias para a Bienal do ano que vem, por que essa eu não perco por nada.

8 comentários:

  1. Eu nem tô sofrendo tanto porque é época de vestibular,então não tô muito ligada mas mesmo assim é </3

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Acredita que nunca consegui ir em uma bienal :(
    To quase para ficar sem entrar no face e no instagram pra não ver todas aquelas fotos.
    Espero muito poder ir na do ano que vem.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar torcendo para você conseguir, Larissa. Ai a gente se encontra lá :D
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Queria muito ir mais o dindim não ajuda muito 😭😭mais quem tem sorte tem de morar no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Bienal da Depressão mesmo, queria muito ter ido, só me resta ficar no Facebook babando nas milhares de fotos de quem foi e sonhando com o dia que eu também participarei de uma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe a do ano que vem, Milena? :D
      Espero realmente que você consiga ir.
      Beijos!!!

      Excluir