Caso de Gosto Não Se Discute

| 12 agosto 2015 |
Amo esse ditado. Muito além de qualquer outra coisa, eu acredito que esse ditado fale sobre respeito. Sabe uma coisa que me incomoda muito? Me deparar com críticas ofensivas ou que ridicularizam coisas que eu gosto muito, particularmente livros e filmes.

O que é bom e o que é ruim? Ou melhor ainda, quem sou eu para dizer o que é bom ou o que é ruim? Eu precisaria ser realmente uma especialista em um determinado assunto para poder dizer algo assim. Acho que é completamente diferente uma pessoa dizer que não gostou de algo e dizer que aquilo é ruim.

Não sei se vocês já perceberam, mas nós realmente não falamos mal de nada aqui no Blog. Talvez um comentário ou outro sobre algo que não nos agradou, particularmente, mas falar realmente mal, nós não falamos de nada. Não é porque nós gostamos de tudo. Nós simplesmente temos uma política de não falar daquilo que a gente não gosta. Eu penso, quem sou eu para dizer que algo é ruim? Quem sou eu para desestimular alguém de conhecer algo que talvez ela adorasse?

Voltando ao começo da coluna, eu não gosto de ler ou ouvir críticas ofensivas sobre algo que eu gosto muito. Parece que a pessoa não está apenas ofendendo ao escritor, no caso de um livro (o que já é algo realmente desagradável), mas aquilo parece ser uma ofensa pessoal. Afinal de contas, se aquilo é tão ruim assim, algo que mereça ofensas tão drásticas, significa ao menos que há algo de errado comigo, ou com a minha capacidade de avaliar se algo é bom ou ruim para ter gostado de algo tão ruim.

Eu acredito que o respeito seja a base de qualquer tipo de interação que uma pessoa possa ter em sua vida, e falar mal, ou de forma ofensiva, do trabalho de alguém, de algo que outras pessoas muitas vezes amam, não é uma coisa muito legal.

As pessoas são diferentes, tem gostos diferentes, suas próprias preferencias e isso é maravilhoso. Seria terrível se todos gostássemos das mesmas coisas, tudo seria totalmente igual, nunca teríamos algo novo no mundo, mas, antes de mais nada, devemos respeitar essas diferenças e sempre lembrar que alguém pode amar aquilo que você odiou, afinal de contas, caso de gosto não se discute.

12 comentários:

  1. Realmente gosto não se discute e pior se a pessoa que esta lendo o livro o o filme criticado já perde a graça isso já aconteceu comigo quando entrei em um grupo de livros falei qual estava lendo a coleção heróis do olimpo e logo já falaram que é horrível fiquei muito chateada com isso e sai do grupo na hora é falta de respeito muito com o autor mesmo e com quem gosta de ler.Gosto não se discute nunca ótima coluna da semana Jana, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Todo mundo tem o direito de não gostar de algo, mas não a ponto de ofender quem gosta.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. O pior de tudo, são aquelas pessoas que nem chegou a ler o livro, e já sai falando por aí que o livro é horrível e que não tem nenhum conteúdo. Cada um tem o direito de gostar do que quiser, independente do que os outros pensam. Adorei esse post!

    ResponderExcluir
  3. Amei a coluna dessa semana, concordo plenamente com tudo que você disse, meu gosto em relação ao gênero de livros e filmes é super variado, odeio quando vejo uma pessoa esculhambando não só o livro mas assim como quem lê o dito cujo e o pior é que na maioria das vezes ela nem leu o tal livro e sai falando que é uma porcaria, é que nem você falo, as pessoas são diferente e tem gostos diferentes, ninguém é obrigado a gosta disso ou daquilo mas todo mundo tem que ter é respeito para com todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso incomoda todo mundo, né?
      Não gosto nem um pouco quando alguém quer julgar outra pessoa pelo o que ela lê. Cada um tem que ir ler o que quiser e ser feliz hehehe
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi Jana, adorei a coluna dessa semana esta muio boa. Concordo com você não gosto de ouvir as pessoas falando mal de um livro ou filme que eu gosto. Estou lendo o segundo livro de uma Trilogia, que vi várias resenhas falando que ele é ruim. Mas eu estou amando o livro e querendo ler o último.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Cada um tem os seus gostos e só nos resta respeitar o gosto do outro e não fazer ninguém deixar de ler um livro, que talvez a pessoa adore, só porque a gente não gostou.
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oiii
    Gostei muito da coluna dessa semana,não precisa ficar criticando o autor nem o livro só porque não gostou,todos temos gostos diferentes e deverias respeitar mais isso.
    Uma vez eu ia começar a ler um livro e me falaram para não ler porque era horrível e etc,eu li o livro para dar minha própria opinião e no fim amei o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Por isso que a gente não fala do que a gente não gosta aqui no Blog. Eu amo quando alguém diz que leu um livro porque viu aqui, mas jamais gostaria de ler que alguém deixou de ler um livro porque a gente disse que era ruim.
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Lembro da época que era fã de crepúsculo,era muito criticada e alguns ficavam me zoando,e eu ficava tipo "querida,uma pergunta,quem aqui é fã? eu ou você? então pronto!" e isso não é só sobre livros,mas em séries também etc. Pessoa acha que só porque ela não gostou,você também não tem que gostar também. hahaha beijos jana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem chato isso mesmo. Essas pessoas não acham o que as fazem felizes e tentam acabar com aquilo que nos faz felizes. Mas elas não conseguem... hehehe
      Beijos!!!

      Excluir