Escrevendo um Livro (Parte 2) – Várias Ideias no Meio de um Bloqueio Criativo

| 29 julho 2015 |
Vocês devem estar pensando: Como isso é possível? Se você tem várias ideias, como pode ter um bloqueio criativo? Bom, no meu caso, foi exatamente o que aconteceu.

Meu livro é dividido em seis partes. Eu comecei escrevendo a primeira sem ter feito realmente uma estrutura para todo o livro. Consegui escrever a primeira parte perfeitamente bem, mas, ao começar a segunda, tive que fazer uma pequena pausa. Não foi exatamente um bloqueio criativo, mas eu não conseguiria escrever daquele momento em diante sem realmente ter algo para me guiar.

Fazer isso não foi realmente complicado, eu já tinha uma boa parte da estrutura do livro bem consolidada na minha mente, portanto, criar um texto que citasse as partes principais, que eu necessitava para que minha narrativa fluísse, não foi problema. O problema real foi para unir essas partes.

Sei que existem bloqueios criativos muito mais complicados do que isso. Estou passando por um nesse exato momento com o livro que eu estou escrevendo, porém, também é muito complicado quando você sabe de onde deve partir, onde você quer chegar, mas não faz ideia de como ligar esses dois pontos. Realmente não sei o que é mais angustiante, você não ter ideia de como continuar a sua história, ou saber exatamente o que quer escrever, mas não conseguir chegar a aquele determinado ponto.

Por mais que seja difícil esse momento, não existe outra maneira de escapar dele, além de se sentar em frente ao computador e escrever, escrever e escrever. Dificilmente nesse momento uma ideia genial irá surgir. Sua ideia genial já surgiu, lá atrás, quando você pensou em uma história que merecesse virar um livro. Daqui pra frente, a não ser que você tenha muita sorte de ter outras ideias geniais, seus bloqueios só serão resolvidos a base de muita coisa escrita e rasgada ou deletada, até algo bom realmente apareça, e você tenha a satisfação de poder continuar o seu livro.

4 comentários:

  1. Vc planeja tudo na cabeça e quando realmente chega na hora de fazer vc esquece ou não era aquilo pq ainda não faz sentido aqui, eu sei como é.

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a escrever por fanfics, não era muito boa no começo mas fazia o possivel haha. Acabei pegando gosto pela coisa e, por coincidencia, acabei teno um sonho bizarro pra caramba em que vi a chance de talvez conseguir alcançar meu sonho. Mas depois de tres capitulos acabei faltando ideias ( por conta de não gostar de enrolar a historia). Mas, como voce disse so resta sentar e escrever muito ate que algo bom saia dali e a historia possa seguir haha.
    Estou adorando acompanhar voce em suas colunas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Larissa!
      Sempre fico muito feliz quando encontro alguém que também está escrevendo :D
      É, realmente é bem complicado. Dá uma angustia saber para onde queremos ir, mas não saber como chegar lá. Mas, não tem outro jeito, é sentar e escrever, escrever e escrever.
      Boa sorte com o seu livro, depois nos conte como ele está indo.
      Beijos!!!

      Excluir