Desenhos são para crianças?

| 15 julho 2015 |
Eu devo confessar que animações, ou se preferirem, desenhos, são uma das minhas grandes paixões. Sempre que eu posso, assisto algo novo. Seja um filme ou uma série, desenhos sempre fizeram parte da minha vida, desde a infância e inclusive agora, na idade adulta. Várias vezes, algumas pessoas acham estranho que eu assista desenhos, exatamente por terem esse preconceito de que desenhos são apenas para crianças.

Não posso culpar as pessoas em geral, aqui do ocidente, por pensarem dessa forma. Quando me formei na faculdade, meu trabalho final foi uma animação (não poderia ser outra coisa, além da minha grande paixão), portanto, estudei bastante a história da animação e esse preconceito quanto a desenhos para adultos é bem justificado.

Quando a animação surgiu, ela era totalmente direcionada para o público adulto. Essa era apenas uma nova forma de expressão para que alguém contasse uma história, portanto, era um produto para adultos. Com o passar do tempo, a animação sempre foi um processo muito complexo e as pessoas queriam ganhar dinheiro rapidamente com aquilo, portanto, a qualidade das animações desenvolvidas reduziu consideravelmente. Como o público infantil era um público menos exigente, naquela época, as animações começaram a ser voltadas apenas para esse público, o que acabou criando grande parte desse preconceito de que desenhos são para crianças.

Vamos começar falando de algo que todos amam, apesar de muitos terem até vergonha de dizer: filmes da Disney. Animações da Disney são sempre fantásticas, daquelas que encantam a qualquer idade, é essa sempre foi a proposta dos filmes Disney, filmes para a família. Desde quando uma família é formada apenas por crianças? Os filmes da Disney nunca foram direcionados para o público infantil, eles sempre foram feitos para que pessoas de qualquer idade desfrutassem daquela aventura.

Logo no começo da coluna eu citei que existe muito preconceito aqui no ocidente, exatamente porque no oriente a situação é completamente diferente. Principalmente no Japão, as animações são uma das principais formas de expressão que eles têm. Suas principais histórias são contadas dessa forma. Eles não têm essa mentalidade de que desenhos são para crianças, para eles, qualquer história pode ser contada dessa forma, e eu concordo plenamente.

Apenas para ilustrar, quando foi comemorado os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, eu fui a um mostra de animações japonesas. Havia vários filmes, todos desenhos, sendo exibidos. Um dos filmes, que é uma animação pela qual eu sou apaixonada, chamado “O Túmulo dos Vagalumes”, estava com uma classificação de 16 ou 18 anos, eu não me lembro exatamente, porém, algo que me marcou muito aquele dia foi uma mãe, discutindo com um segurança porque sua filha não poderia entrar na sala para assistir a um desenho. Ela não entendia o motivo de uma criança não poder ver um desenho, ou de um desenho não poder ser visto por uma criança. É o típico caso de alguém que acha que desenhos são apenas para crianças.

Eu gosto muito de animações feitas no Japão, exatamente por essa razão. Eles têm animações para todas as idades, exatamente porque o que importa não é a técnica usada, mas a história que está sendo contada. Uma das histórias mais inteligentes, desafiadoras e perspicazes que eu já tive a oportunidade de ver, chamada “Death Note”, era apenas uma animação, mas, em momento algum, isso fez com que a história fosse menos impactante.

Eu realmente acho que as pessoas deviam abrir mais a mente para novas possibilidades. Esse preconceito de que desenhos são apenas para crianças, talvez nos impeça de termos a nosso alcance histórias maravilhosas. Porque, afinal de contas, o que importa não é só a técnica, mas a história que está sendo contada.

8 comentários:

  1. Oi, Jana!
    Não sei o que a pessoa pensa ao achar estranho a gente assistir desenho, pois muitos são bem divertidos e às vezes com muitas mensagens legais, e é ótimo mesmo pra assistir em família!
    Amei a coluna de hoje! Bjão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico super feliz quando alguém concorda comigo sobre isso, Dilza!
      É super chato as pessoas agirem como se você estivesse errada ao ver desenhos. Isso é um preconceito tão sem razão.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Adoro animação, amo os filmes da Disney, acho um absurdo as pessoas acharem que desenhos são apenas para crianças, a maioria passam excelentes mensagem inspiradoras para os adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Todos deveriam assistir mais animações do que certas coisas voltadas especialmente para o público adulto... hehehe :D

      Excluir
  3. Eu sou uma das pessoas que também A-DO-RA animações!!!!! Acho que não tem idade para assistir a desenhos animados.... Concordo que é um preconceito sem razão mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo desenhos animados e para quem tem tv aberta como eu perde muito por isso se pudesse 24 horas assistindo desenho eu queria e eu acho que desenhos é também para adultos não inventaram os livros de colorir atoa rsrsrsrs.
    Abraços.

    ResponderExcluir