Show de Leitores

| 10 junho 2015 |
É tão interessante, hoje em dia, ir a eventos literários e ver como os apaixonados por livros se comportam. Ler não é mais aquela atividade isolada, que você sente, ri, sofre e chora sozinho, tem aquele seu momento e não divide isso com ninguém. Hoje, ler é extravasar as suas emoções, é encontrar com outros fãs e dividir o seu amor em forma de gritos, é tratar um autor como um astro de rock, porque essa é a verdade, esses são os nossos astros.

Tem algo mais incrível do que ver a reação dos leitores atualmente diante de seus livros favoritos? Visitar uma Bienal do Livro é quase como enfrentar uma maratona de senhas entre leitores enlouquecidos por um autógrafo. É se espremer entre outros fãs para ter um vislumbre de seu ídolo. É fazer de tudo para participar de eventos em que nem mesmo os autores estão presentes, apenas para ter a oportunidade de surtar e enlouquecer com pessoas que entendem o que você está sentindo.

Ler não é mais como antigamente. As pessoas iam a livrarias, escolhiam os livros pela sinopse, pela capa, às vezes com alguma ajuda de alguém que trabalhava na livraria, mas, sem um vasto acesso à internet, não conhecia outros fãs da obra, não tinha tanta facilidade de conversar com outras pessoas com os mesmos gostos literários e podia, talvez, cruzar com seu autor favorito na rua sem nem saber quem ele era.

Hoje, conhecemos os rostos dos nossos ídolos, estamos a um clique de encontrar milhares de pessoas fãs, como nós, temos uma quantidade de eventos como nunca antes vista (apesar de ainda serem poucos, principalmente em alguns estados) e isso é tão maravilhoso, pois nós somos os responsáveis por algo assim.

Quem já foi em alguns eventos literários sabe do que eu estou falando. O apresentador está lá no palco, falando sobre o evento ou outro assunto e, de repente, fala apenas o nome de um livro ou série que amamos. Não precisa mais do que isso para a livraria explodir em gritos e aplausos. Aqueles que ainda não estão acostumados com esse tipo de reação, ou estão apenas visitando a livraria como em outro dia qualquer, muitas vezes se espantam com o tamanho da ovação que apenas a citação de um livro pode causar. Se tiver um autor presente então, se prepare para o nosso show particular, porque nossas músicas podem estar presas nas páginas de livros, mas, nossos ídolos, ou apenas o nosso amor estar presente, é o suficiente para fazermos barulho, muito barulho.

6 comentários:

  1. Nunca fui a nenhum eventos literários, sou doida para participar de algum, estou contando os dias para o primeiro Shopping que estão construindo aqui na minha cidade ficar pronto só por causa da livraria que vai ter e da sala de cinema, aqui o único lugar que vende livro é a Loja Americanas, graças as redes sociais hoje em dia ler virou uma atividade bem interativa, todos os meus amigos e parentes ficam sabendo sempre o que estou lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Milena :D
      Quando você for no seu primeiro evento nos conte o que achou (e o quanto você gritou \o/)
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Janaaaaaa! Nossa essa semana a coluna me pegou de jeito! Nossa era bem assim que eu me sentia quando comecei a ler para valer lá para 2011 eu li e não tinha com quem comentar os livros porque o pessoal simplesmente não lia o que eu lia ou simplesmente não lia!
    Hoje as coisas estão diferentes, primeiro porque virei blogueiro então me expresso e exponho o que sinto em relação as minhas leituras, e segundo porque fiz muitos amigos e eles sempre comentam quando leram os livros! Quanto a eventos, esse ano eu já fui a dois e foi simplesmente maravilhosa, fico um pouco triste porque o lugar onde moro geralmente fica fora do mapa dos eventos legais!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito legal? Nós somos muito sortudos em, primeiro, sermos blogueiros e por vivemos em uma época em que é muito mais fácil conhecer outras pessoas que gostam do que nós gostamos, tanto virtualmente, quanto fisicamente.

      Acho isso genial <3

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Amei seu texto, parabéns! Eu não vou em eventos literários na minha cidade, existem muitos grupinhos... Só vou em eventos quando for para outra cidade haha! Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você consegue ir em pelo menos alguns, são maravilhosos :D

      Excluir