Caminhando lado a lado com um personagem

| 03 junho 2015 |
Em quantos momentos ficcionais nós conhecemos personagens, os vimos crescer e amadurecer em suas ações, em seus pensamentos e fisicamente, com o passar dos anos. Será que nos sentimos mais ligados com personagens e histórias onde o tempo passa, assim como no nosso mundo? Personagens que nós encontramos crianças e quase nos sentimos orgulhosos de vê-los crescer e, mesmo de uma forma indireta, fazendo parte das nossas vidas.

Assistindo recentemente o último filme do anime “Naruto” senti um pouco dessa sensação. Comecei a acompanhar a história de um pequeno ninja, nada mais do que uma criança, que queria ser a pessoa mais importante de sua vila, há muitos anos. Ao reencontrá-lo nos cinemas, já quase um homem adulto, começando realmente a entender os seus sentimentos, me senti como uma mãe orgulhosa que viu o seu bebê crescer e virar uma pessoa maravilhosa.

Fica bem difícil se lembrar que aquilo é uma história de ficção, que aqueles personagens não existem no nosso mundo com tamanha conexão. Como uma pessoa real, você poder acompanhar o crescimento, o desenvolvimento de um personagem, ver ele aprender com seus erros, sofrer, amar e crescer, assim como em nossas vidas, é algo impossível de se passar em branco.

Outro anime que lidou muito bem com essa questão de crescimento foi “Dragon Ball”. Conhecemos nosso protagonista, Goku, também uma criança. Claro que, depois de acompanhar centenas de episódios, ver o personagem crescer, construir a sua própria família, ter filhos e até uma neta, é impossível não criar uma relação realmente profunda, não se entristecer em ver personagens tão marcantes envelhecendo. Se a vida imita a arte, a arte também imita a vida. Pessoas não são eternas e personagens também podem ter que lidar com os mesmos problemas.

Passando para a literatura, não posso deixar de falar de um bruxinho maravilhoso que viveu durante toda a sua infância em um armário em baixo da escada dos tios, sendo maltratado pela sua família e que, mesmo assim, virou um homem maravilhoso que encheu de orgulho cada fã que se aventurou por aquelas páginas. “Harry Potter” é um grande exemplo de como podemos criar uma relação com um personagem ao vê-lo crescer, conhecer novas pessoas, encontrar sua coragem e se tornar alguém decente, indo contra tudo aquilo que ele viveu durante a sua infância. Impossível não se emocionar com o seu sucesso e o seu caráter.

Eu acho simplesmente fantástico esse tipo de histórias. É realmente único encontrar com um personagem na infância e assisti-lo crescer, ganhar o mundo, se tornar alguém realmente digno da nossa admiração. Me emociona de verdade, como se eles existissem realmente no nosso mundo, acompanhar essas jornadas fantásticas. É algo quase inexplicável esse sentimento.

8 comentários:

  1. Olá Jana concordo com voce adorava Dragon Ball e cresci acompanhado os desenhos e sempre mudando e crescendo a familia achava o maximo claro que não podemos nos envolver demais mais eramos crianças e nem ligavamos para o mundo la fora a verdadeira realidade mais esses desenhos foram os melhores pra mim comparado os que passam hoje e eu não acompanho nenhum mais não sei explicar o porque disso mais ta valendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho isso muito legal. Parece que eles estão crescendo e mudando, assim como a gente :D

      Excluir
  2. Realmente é incrível ver como mesmo uma história sendo fictícia nos envolvemos com elas e seus personagens.
    Infelizmente ainda não tive esse belo sentimento de se sentir a "mãe" de um personagem vendo-o crescer, mas já estou no caminho pra isso! :D
    Amei a coluna de hoje! Bjs, Jana <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você encontre uma história que faça com que você se sinta assim :D
      Eu acho uma sensação fantástica <3
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Ai Jana esse post foi feita para quem ler chorar só de lembrar de todos os personagens que a gente viu crescer né? Tenho o mesmo sentimento por Naruto e Goku, assim como Por Harry e não esquecendo também de Percy!! é realmente encantador ver um personagem crescer e assim como você fiquei nostálgico com o filme de Naruto se o filme fosse um pouquinho mais de sentimental eu teria aberto o berreiro no cinema hahahah

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado mesmo essas coisas, porque, às vezes, eu sinto mesmo vontade de chorar, nem é por ser uma cena triste, mas só de ter acompanhando um personagem durante tanto tempo e ver onde ele chegou (Eu também quase chorei com o filme hehehe).

      Beijos <3 <3 <3

      Excluir
  4. Concordo com você! Mas eu tenho mais essa sensação com séries, aquelas com mais de 4 temporadas, aquelas que você começou a acompanhar sem nenhuma pretensão, e acaba se apaixonado pelo enredo, personagens e atores! Beijos
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, séries se enquadram perfeitamente aqui :D

      Excluir