A Mais Pura Verdade

| 16 março 2015 |
Mark tem 12 anos. Um dia foge de casa levando uma mochila, uma câmera fotográfica antiga e, o mais importante, seu cachorro Beau. O resto fica para trás. Mark possui um objetivo claro: escalar o Monte Rainier, mesmo que seja a última coisa que ele faça. O motivo disso tudo é que Mark está doente e não é uma doença qualquer, ele tem câncer e odeia essa palavra.

Mark passa por diversas dificuldades pelo caminho, como conseguir chegar de trem até Seattle ser assaltado e levar uma surra. Assim acaba perdendo quase todo o dinheiro que possuía. A sorte é que a passagem de ônibus já havia sido comprada.

Ele é ajudado também de formas diversas para chegar a seu objetivo. Como as senhoras do restaurante que o ajudam lhe dando comida e acesso ao telefone. A menininha que conversa com ele no ônibus. E o mais importante o senhor que lhe dar carona para conseguir chegar ao pé do monte.

O senhor acaba por reconhecer Mark, pois em diversos noticiários é divulgado o desaparecimento do garoto e há uma linda conversa sobre o certo e errado entre eles. Afinal na situação em que o homem se encontra ele precisa decidir se ajuda Mark, o que pode levá-lo a morte ou se avisa onde o menino está. E nenhuma das duas opções é de fácil escolha.

Finalmente quando Mark chega à montanha, percebemos que o objetivo dele é chegar à montanha e não necessariamente voltar. Essa é a maneira como ele decidiu morrer. Pois essa é a única decisão que pertence somente a ele. A escalada não é fácil, pois a nevasca está grande, o que dificulta tudo no caminho.

Beau é um caso a parte. Ele é o cachorro perfeito. E com a sua lealdade nos leva a cenas emocionantes, principalmente na parte final. Ele mostra como os cachorros realmente são os melhores amigos dos homens. 

Em muitos momentos nos sentimos divididos entre torcer a favor ou contra Mark, pois você deseja que ele consiga chegar à montanha e ao mesmo tempo deseja que alguém o reconheça e chame a polícia para que ele volte para casa.

Gostei muito da contagem regressiva que é mostrada no inicio dos capítulos. Literalmente é a quantidade de quilômetros que faltam até o Monte Rainier, mas simbolicamente para mim seria como a contagem regressiva para o fim da vida de Mark.

A mais pura verdade é um livro lindo e emocionante. Ele nos mostra de uma maneira simples e bonita alguns conceitos profundos da vida, como lidar com a morte que parece bater a sua porta, a lealdade de uma amizade, a sensação de solidão e a parte mais importante para mim, a vontade de lutar.


Essa é a vontade que deve seguir com qualquer pessoa na vida para obter o que ela quiser.  Inclusive lutar pela vida, não importa o quão difícil ela esteja. 

3 comentários:

  1. Oi Vanessa!!
    Eu li a prévia que a Novo Conceito enviou para a os blogueiros e fiquei completamente encantado pelo que eu li, eu sinceramente estou muito ansioso para finalizar a leitura do livro e descobrir o que acontece a Mark e Beau, o livro é realmente tocante e muito emocionante até onde li, a gente realmente fica com o coração na mão sem saber se torce que ele chegue ou que encontrem ele! Espero que o final do livro seja lindo!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro! Todos falam muito bem dele!

    ResponderExcluir
  3. eu gostei bastante da história. Li sem muita pretensão e acabei me emocionando... me senti tensa demais com as cenas de Beau em apuros. xd Acho que me tocou mais pelo cachorro do que pelo próprio Mark hahaha

    ResponderExcluir