O Lado Mais Sombrio

| 04 fevereiro 2015 |
Alyssa tinha medo de estar enlouquecendo. Sua mãe já estava internada, porque era considerada louca e sua filha seguia pelo mesmo caminho. Ela ouvia os insetos, mas não eram barulhos de animais, eles sussurravam palavras reais e, para piorar a situação, ela começou a ter sonhos impossíveis, mesmo quando acordada, e tudo isso parecia envolver uma de suas ancestrais, Alice, aquela que jurava ter visitado o País das Maravilhas.

Devo confessar que estou amando essa fase de releituras dos contos de fadas. São tantas histórias maravilhosas sendo recontadas, ou, no caso do livro “O Lado Mais Sombrio” sendo totalmente recriadas, e de uma forma extraordinária.

Alyssa é descendente de Alice, aquela que visitou o País das Maravilhas e, consequentemente, amaldiçoou todas as mulheres de sua família. Como todas as suas ancestrais, e sua própria mãe, Alyssa via e ouvia coisas que pessoas normais não deveriam. Porém, Alyssa, com a ajuda de uma mariposa muito misteriosa, descobriu uma forma de quebrar a maldição que salvaria a sua mãe e suas futuras descendentes. Ela precisava entrar na toca do coelho e corrigir todos os erros de Alice no País das Maravilhas, somente dessa forma a maldição seria quebrada.

É muito interessante ver as situações que a autora criou para contar essa história fantástica. No enredo, é como se Alice tivesse realmente visitado o País das Maravilhas e retornado ao nosso mundo. O escritor, Lewis Carroll, ouviu as histórias que ela trouxera e transformou em um livro. Porém, quando Alyssa finalmente chega ao País das Maravilhas, o lugar é bem menos amigável e bem mais sombrio do que contado na história original.

Alyssa é uma protagonista corajosa, até sensata, mesmo vivendo em meio a tanta loucura, mas não é a personagem mais interessante da narrativa. Ela começa o livro tentando fingir ser uma pessoa normal, depois entra na toca do coelho para tentar quebrar a maldição de sua família. Ela consegue se manter sendo uma garota comum, sem fazer nada incrivelmente especial, mesmo sendo completamente especial no País das Maravilhas.

Jeb, o garoto que Alyssa ama há anos, quase que por acidente, entra com ela no País das Maravilhas. Sua ajuda é indispensável, porém, talvez se deva um pouco ao fato dele ter sido tão importante que Alyssa não se sobressaiu mais. Apenas na sua ausência que ela realmente mostrou ser mais do que uma garotinha assustada ou totalmente seduzida pelo encanto daquele lugar.

Encanto esse, muito bem representado por um personagem em particular: Morfeu, de longe o personagem mais interessante, misterioso e cativante da narrativa. Você lê o livro sem saber se ele é o mocinho ou o vilão, se o que ele faz é certo ou errado, se você ama ou odeia as suas atitudes. Ele foi deliciosamente bem desenvolvido. É impossível não se render aos seus encantos, não se apaixonar pela sua personalidade tão incompreensível. As cenas em que ele aparecia sempre eram as minhas favoritas.


De todas as releituras dos contos de fadas que estão sendo lançados recentemente, com certeza “O Lado Mais Sombrio” está entre os meus favoritos. A ideia da autora é incrível. Manter a história original como algo que realmente existiu, mas usar os fatos que aconteceram como algo que talvez não tenha sido bem interpretado pelo autor, é realmente único. E, quando você pensa que todas aquelas novas informações foram compreendidas, e que finalmente você pode encaixar a história de Alyssa na de Alice, que nós tão bem conhecemos, a autora nos surpreende com um desfecho totalmente inesperado. Fiquei surpresa com o que eu li, e são as surpresas que criam boas histórias, portanto, essa é mais uma que eu amei ler!

10 comentários:

  1. To louca pra ler esse livro e o " atrás do espelho",so acho resenha show sobre esses livros .. Serão os próximos da minha lista ... Sensacional,perfeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei, e já vou começar o próximo :D

      Excluir
    2. Eu preciso ler ele ... Todos estão.falando a msm coisa ! Ain... O.O

      Excluir
    3. Eu vou por na lista pra comprar :/ mas vou fica esperando a próxima resenha \o/

      Excluir
  2. Amoo releituras de clássicos! tenho certeza que vou gostar deste também! A capa é maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda e a história genial :D
      Espero que você goste!!!

      Excluir
  3. Que bacana o livro, não sabia que a história tinha relação com Alice no País das Maravilhas, confesso que quando vi a capa, achei que não deveria ser lá grande coisa (falam tanto para nunca julgar o livro pela pela capa, mas às vezes acabo descumprindo isso), mas depois de ler sua resenha, o livro já ficou anotado para minha próxima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com isso Daniela!!!
      Espero que você goste, mas depois nos conte o que achou :D

      Excluir
  4. Já estava doida para ler esse livro e também o "Atrás do Espelho"... E com essa resenha, então.... Tomara que consiga o mais breve possível... Beijinhos...

    ResponderExcluir