Coluna | Hora de reler

| 26 fevereiro 2015 |
Com tantos livros novos e maravilhosos, que nós muitas vezes esperamos muito tempo para finalmente tê-los em mãos, tendo que fazer outras coisas no dia a dia (estudar, trabalhar...), como encontrar tempo para reler os nossos livros favoritos?

Seja pelo prazer de reler uma obra maravilhosa, que nos encantou infinitamente com o seu enredo, ou para estar com a história bem fresca na cabeça quando lança uma sequência ou até mesmo um filme, é sempre bom reler os livros que nós mais amamos, porém, se já está difícil achar tempo para ler aqueles ainda embalados, que há muito tempo esperam por sua vez em nossas estantes, imagina achar tempo para reler, mesmo que sejam aqueles mais queridos.

Estava outro dia apenas folheando alguns livros, para anotar algumas frases das obras, e acabei em mãos com dois livros que eu adoro: “Predestinados” e “A Mediadora”. Faz muito tempo, muito tempo mesmo, que eu li ambas as obras. Apesar de a história em geral ainda estar em minha mente, já não me recordo mais de detalhes ou personagens que, apesar de muito importantes, não tiveram tanto destaque na história.

Quis muito reler os dois livros, porém, como posso reler um livro quando tenho tantos outros para ler? Na verdade, gostaria de não ter que fazer outras coisas, ganhar para ler seria o ideal (hehehe), porém, sendo esse um sonho distante, tenho que me ater à realidade.

Pessoalmente, eu acho que é importante ler livros novos. Novas histórias que eu conheci, comprei o livro por me interessar muito, mas que de alguma forma foram sendo deixadas de lado. Ao mesmo tempo em que eu quero muito reler minhas obras prediletas, também quero poder diminuir o número de livros não lidos em minha estante. Não é possível conciliar as duas coisas, não com o tempo que eu posso dedicar a leitura todos os dias.

Por outro lado, eu não abro mão de reler algum livro quando vai ser lançado um filme ou uma continuação. Quando vou ver uma adaptação, não sou tão critica a ponto de não gostar de cada mudança, tento ver esse tipo de filme com a mente bem aberta, porém, não gosto de sentir a sensação de não lembrar se aquela cena existia mesmo ou não.

Já se tratando de continuações, devo confessar que minha memória é bem ruim, portanto, para que eu aproveite a história nos mínimos detalhes, é totalmente necessário que eu releia os seus antecessores. Assim, todos os detalhes são relembrados e qualquer coisa que aconteça que tenha relação com algo, mesmo que sutil, que já tenha acontecido, não é passado despercebido.

E vocês, o que vocês acham? Reler é importante? Que livros vocês já releram? Não me perguntem quantas vezes eu li “Harry Potter”, por exemplo :D

Quando é a hora de reler para você?

10 comentários:

  1. Eu acho muito importante a releitura, não tenho a menor duvida de que você consegue perceber coisas novas em um só livro, apenas o lendo novamente! Beijos!! :)

    Obs: É inacreditável, mas eu não li Harry Potter ainda, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, você partiu o meu coração... hehehe
      É muito bom mesmo reler, mas, corra e leia HP agora... você vai amar <3

      Excluir
  2. Oiii
    Eu amo ler novos livros,mas sempre me bate aquela saudade de alguns(vários) e eu tenho que reler eles mesmo com umas lista enorme dos que não li ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema, me angústia porque eu não tenho tido tempo para as duas coisas :(

      Excluir
  3. Olá Jana :D

    Tenho o mesmo sentimento que você, adoraria ser "paga" para ler, rsrs! Sonho de todo leitor .. Também não sou tão crítica na hora de assistir uma adaptação, mas é impossível não se extressar quando não vemos "aquela cena" que aguardavamos ou alguma cena totalmente diferente do livro.
    Quanto a reler, tem alguns na prateleira que quero pegar para ler novamente, mas ando tão sem tempo e tão atrasada com as leituras que é impossível fazer isso!! Eu nem sei dizer quantas vezes reli (e assisti, rs) Harry Potter .. Perdi as contas.

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter também é meu campeão de releituras, mas, faz tanto tempo que eu não leio :(
      Bom, vamos continuar lendo a hora que for possível e ficar pensando nos nossos livros o resto do tempo :D

      Excluir
  4. Jana, você tocou num pouco que me deixa sempre sem saber o que fazer, tenho muita vontade de reler todos os livros que mais gosto, mas com tantos lançamentos e a falta de tempo, como você comentou, acabo sempre optando pelos novos, mas uma hora vou cumprir meu objetivo de reler os meus preferidos. Um último livro que li e entrou para minha lista futura de releituras (um dia irei cumprir...hehehe), que achava que seria bobo, mas me surpreendeu muito, foi o "Amigas para Sempre", da autora Kristin Hannah, ele chega a tratar de câncer de mama e de como devemos insistir na investigação quando algo não está bem no nosso corpo, muito instrutivo, além da bela história de amizade entre Kate e Tully, recomendo a leitura e releitura dele! ;)
    E quanto a Harry Potter, sou totalmente apaixonada, já li e vi tantas vezes os filmes que acho que sei de cor todas as passagens. Acho um absurdo quando comento alguma cena com alguém e essa pessoa diz que não se lembra, outro dia uma amiga disse que não lembrava do Dobby ter ganhado a meia e ficado livre (não me conformo com isso...hahaha). E quando tive a oportunidade de conhecer a área do Harry Potter na Universal, em Orlando, em 2012, me segurei para não chorar, é mágico, só outro fã entende!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicada essa nossa vida de leitores... hehehe
      Ainda não li "Amigas para Sempre", mas, já está na minha lista :D
      Você foi no Parque??? *morrendo de inveja* hehehe, mas eu entendo, deve ser mesmo um sonho <3

      Excluir
    2. Foi mágico ir ao parque, um dia que puder vá sim... e agora está ainda melhor porque a área do Harry Potter aumentou na Universal, tem até o trem que a gente pode andar e se sentir no filme... estou louca p/ retornar um dia!! :)

      Excluir
    3. Com certeza :D
      Esse é um sonho a ser realizado <3

      Excluir