Coluna | Faltando livros na estante, mesmo faltando estante para tantos livros

| 02 fevereiro 2015 |
Quem é leitor, e ama esse “ofício”, sempre tem uma lista enorme de livros que deseja adquirir, mesmo tendo uma quantidade impressionante de livros já lidos e outra, também bem expressiva, de livros esperando por sua vez.

Creio que todos nós temos os mesmos problemas em arranjar tempo para ler tudo o que queremos, porém, também é um problema guardar tudo o que temos. É bem estranho se fomos pensar, sem nenhum tipo de apego emocional, o quanto somos apegados a simples pedaços de papel. Por mais que alguém compre livros novos, é quase impossível desapegar dos antigos, passar para frente, para que outras pessoas desfrutem daquela história, mesmo que no fundo nós tenhamos a certeza que não vamos mais ler aquele exemplar em particular.

Claro que qualquer leitor tem os seus livros favoritos, aqueles queridinhos que sempre tem um lugar de destaque na estante. Livros que mesmo que você não pegue para ler do começo ao fim, de vez em quando, pega para reler suas cenas favoritas. Mas, e os outros?

Falando da minha casa, em particular, tenho livros no meu quarto, no quarto dos meus pais (uma parede repleta deles) e agora, eles começaram a invadir o corredor. Prateleiras e mais prateleiras dos meus queridinhos tomando a casa, é quase como se eles possuíssem vida própria. Muitos deles foram lidos e colocados no alto da estante, lugar de difícil acesso, onde aqueles livros legais, mas que não me marcaram ao ponto de eu realmente ter a vontade de voltar a ler algum dia, ou aqueles que realmente foi um martírio chegar até o fim, que nem passaram aqui pelo Blog (porque nós só falamos daqueles livros que realmente nós achamos que merecem ser lidos), mas, que mesmo assim não vão embora, continuam na estante ocupando o seu devido lugar.

Não posso negar e dizer que eu não amo ver aquele monte de livros. Que leitor não sonha em ter sua biblioteca particular? Para sua própria diversão, é claro. Emprestar um livro, para pessoas como nós, é quase como emprestar o seu próprio filho. Porém, chega um momento que sua mãe ameaça expulsar você de casa, assim ela teria algum espaço para guardar tantos livros. Nesse caso, o que fazer? Hehehe

Não tenho uma resposta para essa pergunta. Quanto mais livros eu tenho, mais prateleiras eu compro, e eles vão se espalhando pela casa como um organismo vivo, que só trás coisas boas para as nossas vidas.

Sejam bons ou ruins, a questão é que, para um leitor, se desapegar dos seus livros é muito complicado, uma missão quase impossível. Mesmo tendo tantos livros ainda em suas embalagens originais, é impossível não ver uma promoção, ou um livro que você quer muito ler e não adicionar mais alguns a coleção.

Sempre vamos querer ter mais livros, mesmo com aqueles que ficam anos esperando até serem lidos, e menos espaço para eles. Como resolver essa questão sem que nossos sentimentos de abandonar um pobre livro sejam testados? :D

O que você acha? Você tem esse tipo de apego por seus livros? Está tentando também montar sua biblioteca particular? Já foi ameaçado de ser expulso de casa para que houvesse espaço para os seus livros? Hehehe


Queremos saber a sua opinião!

9 comentários:

  1. Oiiii
    Eu ja to sem espaço para colocar meus livros,minha mãe fica mandando eu vender,mas eu nunca vou fazer isso.
    Ela diz que eu vou ter que colocar ele em cima da minha cabeça agora kkkkkk
    Mas eu nunca vou parar de comprar,so vou começar a tirar as roupas do meu guarda-roupa pra colocar eles kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou super apegada aos meus livros e é como você falou, eu empresto como se estivesse emprestando um filho,kkkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem empresto. Perco o amigo mas não empresto o livro.... hehehe :D

      Excluir
  3. Haha passo pela mesma situação ... Não tenho mais espaço para colocar livros, ja estou empilhando porque em prateleiras não cabem mais !Sim ja fui ameaçada a ser expulsa de casa ( ou quando chega mais um minha mãe sempre fala - onde vai colocar esse? Na testa kkkkk) por causa dos livros ..ha e não empresto pra ninguém são meus bbs (tipo senhor dos anéis - meu precioso-kkkk) amo que amo livros ... E ainda vou ter minha biblioteca *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho de todo leitor: Ter sua biblioteca particular... heheeh
      Um dia nós conseguiremos :D

      Excluir
  4. Se Deus quiser e ele vai ajuda ... E tomara que seja bem breve hahah *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi Jana :}

    Conheço bem essa situação! Sempre fui leitora assídua, mas dos últimos dois anos pra cá passei a montar minha "pequena" prateleira, que hoje está enorme!! Tenho vários livros que ainda não li, a maioria por falta de tempo, alguns que comecei e não consegui terminar e assim vou indo .. Não me desfaço de nenhum, assim como você eu vou passando eles mais para cima, onde fica mais dificil de atigir, mas mesmo assim não passo pra frente! Ainda tenho um pouco de espaço porque minha começão nãoé tão grande, mas já percebi que se continuar nesse mesmo ritmo terei que comprar outra prateleria, e o pior(para minha mãe claro,rs) achar um lugar para coloca-la !!
    Ainda não fui expulsa, mas ela me pergunta todoos os dias onde eu vou colocar os livros quando os espaços do meu quarto acabar.. Então já estou prevendo o que vem pela frente rsrs!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória :D
      Esse nosso amor por livros... não tem jeito mesmo de resolver esse "problema"
      No fim das contas vamos sempre dando um jeitinho para manter os nossos preciosos com a gente <3
      Beijos!!!

      Excluir