Coluna | Leitor que Escreve

| 09 janeiro 2015 |
Eu acredito que todos os nossos leitores sejam apaixonados por livros. Apesar de esse não ser o único tema do Blog, ele é o mais presente e, com certeza, o que atrai mais pessoas a conhecerem o Caminho Cultural. O que nos deixa muito felizes.

Ler não é apenas um passatempo para pessoas como nós. Muitas vezes estamos em algum ambiente, seja trabalho, escola, ou outros momentos em que não podemos nos entregar ao prazer da leitura, e não conseguimos nos concentrar no que está a nossa volta, apenas pensando naquela grande história que está nos esperando em casa.

Ler é fantástico, maravilhoso, não há nada como encontrar uma história única, porém, às vezes, a paixão pelas palavras toma um novo rumo. Quando essa paixão extrapola as páginas escritas por outras pessoas e surge a necessidade de criar as suas próprias histórias. Quando a vontade de escrever algo é tão grande quanto a vontade de ler. Isso já aconteceu com vocês?

Terminei meu primeiro livro recentemente e comecei a pensar nesse assunto. Amei criar uma nova história, conhecer personagens que saíram da minha imaginação, mas que pareciam ter vida própria. Personagens com o poder de me emocionar tanto quanto em histórias escritas por outras pessoas, mas de uma forma muito mais pessoal, muito mais ligada a mim.

Ainda não me considero uma escritora, sou uma leitora que escreve. Enquanto outras pessoas não lerem, enquanto ele viver somente no meu mundo imaginário, ainda estarei caminhando em direção a ser uma escritora de verdade, porém, toda a magia em que eu pude viver para criar o meu mundo, onde tudo o que eu desejava se tornava realidade, já me fez uma leitora que escreve imensamente feliz.

Acho que todos deveriam se aventurar a escrever suas próprias histórias. É fantástico e encantador. Muito mais trabalhoso do que ler, porém, também muito mais gratificante. Espero poder compartilhar meu mundo com vocês em breve. Enquanto isso, vamos continuar embarcando em histórias escritas por outras mãos.


Bom, vamos todos virar leitores que escrevem. Escrever é tão divertido e emocionante quanto ler. E, se eu virar uma escritora algum dia, espero sinceramente que vocês gostem do que vão ler.

12 comentários:

  1. Amei essa coluna!
    Eu tenho várias premissas de livros que quero escrever na minha mente, até anoto em um caderninho, mas eu já tentei passar para o papel, e, sinceramente, não tenho o dom da escrita, não passava de dez páginas! Não tô querendo me gabar, mas são livros que ficariam tão bons se eu conseguisse escrevê-los. Tem alguma dica, Jana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho meu "caderninho" hehehe, mas gostaria de ter mais tempo para escrever. Demorei anos para realmente terminar meu primeiro livro, mas isso também foi muito por falta de disciplina. Eu não acho que seja se gabar achar sua própria história legal. Eu acredito que você tem que ser a primeira pessoa a acreditar no que você está escrevendo, senão, ninguém vai acreditar por você.

      Dica? Que difícil, espero um dia chegar em um patamar que eu possa dar alguma dica para alguém.. hehehe, mas, será que você não tem o dom mesmo ou está sendo crítica demais com você mesma? Eu acho bem difícil alguém que lê bastante escrever mal. Eu tenho certeza que coisas boas devem estar saindo, dê uma chance para você mesma e vá até o fim :D

      Excluir
    2. Não tô sendo crítica demais não, sério, é que eu não consigo desenvolver uma história completa, com início, meio e fim, tudo amarradinho, entende?
      Mas obrigada, sua fofa! Suas palavras me serviram de incentivo pra continuar tentando. :D
      Um abração!

      Excluir
    3. Ah, então o problema não é a forma de escrever, mas o que escrever, certo? Bom, não sou nenhuma "entendida" no assunto, mas, se te ajudar, eu escrevi me fazendo perguntas o tempo todo, isso funcionou comigo. Por exemplo, você tem um personagem em mente, em alguma situação, daí você começa a se perguntar quem é aquela pessoa, de onde ela veio, qual a razão dela estar nessa situação, essas coisas. Daí as respostas simplesmente aparecem.. hehehe. Comigo funciona bem assim :D

      Excluir
  2. Ler é maravilhoso mesmo!
    Acho que um leitor que escreve deve ter bastantes ideias perante tudo o que leu e acho que você deu uma boa dica.

    ResponderExcluir
  3. A coluna ta sensacional,tbm acho que todo leitor deveria escrever ... Claro que uns nascem com esse dom, outros adquirem e outros como eu servem somente para ler msm.
    Adoraria em um futuro próximo poder ler um livro escrito por você Jana, pois realmente você é uma leitora que veio com o dom para escrever. O blog a cada dia esta mais rico em conhecimento e suas matérias, colunas,resenhas e etc estão a cada dia melhores.*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Bella, que lindo :D
      É realmente emocionante ler comentários como o seu.
      Prometo sempre tentar melhorar cada vez mais para que vocês continuem aqui com a gente <3
      E espero que vocês possam ler minhas novas aventuras, como escritora, e espero que gostem.
      Beijos!!!

      Excluir
    2. Jana ... So falei a verdade e é o que sempre digo ... Suas resenhas são maravilhosas .

      Essa promessa vai ser fácil pra você, vc tem o dom de escrever ...
      Eu quero ler seu livro,nao esquece de mim, quando lançar nao em?! *-*
      Eu irei amar ....😍
      Beijos

      Excluir
    3. Pode deixar, e muito obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  4. Que incrível. A leitura é realmente demais. Mas não havia pensado neste lado. Sobre criar a história, sentir o personagem. Um amigo meu me disse certa vez para eu fazer alguma história. Mas acho que não tenho tanta imaginação para isso. Talvez, algum dia. Mas eu quero conhecer sua história Jana, e que faça muito sucesso. Acho que não existe nada mais gratificante do que ver as pessoas gostarem do que tu escreveu.
    Abraços,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe se você parar realmente para pensar sobre isso não surge uma grande história? Nunca se sabe :D
      Espero que você goste da minha história também, espero que vocês possam ler em breve <3
      Beijos!!!

      Excluir