Coluna | Filme Dublado ou legendado? Eis a questão

| 28 janeiro 2015 |
Na maioria dos filmes que vamos assistir no cinema, normalmente temos a opção de escolher entre dublado ou legendado. Cada pessoa, dependendo de suas escolhas pessoais, tende a escolher um dos lados. Vamos analisar quais são as vantagens e desvantagens de ambos.

No filme legendado temos a vantagem de poder ouvir a voz original dos atores, pois muito da interpretação também está no tom e modo como a voz é colocada. Isso é um ganho em relação a emoção de muitos filmes. Porém se for um filme onde as falas são muito rápidas, podemos perder algo na legenda ou algo na cena, o que é comum de ocorrer.

A maioria dos musicais, em minha opinião, tem que ser assistido legendado para não perder a emoção do drama que ocorre. Mesmo que seja dublado só nas partes faladas já não é a mesma coisa.

No filme dublado temos a vantagem de prestar atenção somente no som e nas imagens, porém muitas vezes os dubladores escolhidos possuem vozes muito diferentes dos atores. E se você já conhece aquela voz fica um tanto quanto estranho, sem contar a perda de entonação que muitas vezes acontecem.

Já isso não ocorre em animações por exemplo. Tanto dublado como legendado são muito bons. Até nas músicas são feitas versões muito boas para o dublado, estúdios como a Disney, supervisionam as traduções em todos os países para manter a qualidade.

E também temos de pensar o grande trabalho que é fazer a dublagem de um filme. Imaginar modificar as vozes e os sons de um filme de mais de 2 horas? É um trabalho que parece não ter fim.


Independentemente da sua preferência, acredito que ambas as versões são válidas. Depende muito do contexto e de quais pessoas assistem, assim temos de respeitar a opinião de todos não importando sua preferência.

4 comentários:

  1. Eu sou mais para dublado, não aguento ficar toda a hora lendo legenda, a gente não sabe se vê o filme ou se lê a legenda.
    Mais os trabalhos para deixar os filmes dublados, parecem ser muito complicados, além de eu nunca ter pensado nisto!

    ResponderExcluir
  2. Eu não ligo tanto para a diferença. Mas acho o legendado bem mais legal. A voz como dito, é original e passa mais emoção. E outra, já me acostumei tanto com o legendado, que nem lembro que estou lendo. E as pessoas falam do ponto negativo de prestar a atenção na legenda... pra mim, acho que depende de cada um. Nunca chegou a me incomodar.
    Bjs Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez aconteceu comigo o que você falou sobre perder falas pq era muito rápido e desde então desisti de assistir filmes legendados... prefiro os dublados por mais que não tenha a mesma emoção.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de assistir legendado para sentir a emoção na voz do ator junto à sua expressão. Porém o Brasil tem um time ótimo de dubladores, principalmente em animações.

    ResponderExcluir