Silo

| 22 outubro 2014 |
O mundo já não é mais o mesmo. O ar é completamente irrespirável. Ser exposto, mais do que alguns segundos, ao lado de fora é fatal. Os poucos sobreviventes da humanidade vivem dentro de um silo, onde as leis são supremas. Ninguém pode fazer algo de errado e ter uma segunda chance, pois, após uma infração, a pessoa é mandada para a limpeza. Isso significa sair da segurança do Silo e lidar com um mundo totalmente inabitável. É melhor seguir as regras, porém a limpeza sempre precisa ser feita. Será que todos que são mandados para o lado de fora são realmente culpados? Será que a ordem mantida no Silo não serve de fachada para esconder algo nas profundezas da terra onde todos agora vivem?

O livro começa com o xerife Holston, um homem correto, que seguia todas as regras e mantinha a ordem no Silo. Poucos anos antes, sua própria esposa havia sido mandada para a limpeza. Ela havia dito que queria sair, algo inadmissível de ser dizer ali dentro. Ele sempre soube que ela havia descoberto algo sobre o lado de fora, e por isso tomou a decisão de dizer algo imperdoável para ser mandada para a limpeza. Após todo esse tempo, ele mesmo decidiu que iria para a limpeza e descobrir o que exatamente a esposa sabia sobre o lado de fora.

Juliette era apenas uma garota da Mecânica, dessa forma, morou quase durante toda a sua vida nas profundezas do Silo, e pretendia ficar ali por um bom tempo. Apesar de nunca ter estado em seus planos, o cargo de xerife, recentemente vago, lhe foi oferecido. Aceitando com relutância sua nova incumbência, ela jamais imaginaria o mundo de mentiras que ela iria descobrir iam muito além das barreiras do Silo.

“Silo” é um livro realmente impactante. A forma com o autor conseguiu construir a narrativa, apresenta para o leitor esse mundo no qual os humanos estão vivendo, sem muitas explicações, a princípio. É interessante acompanhar a história de pontos de vistas de personagens que não conhecem realmente o mundo em que vivem, descobrir e se surpreender juntamente com eles a cada mentira desmascarada, a cada nova descoberta.

Juliette é uma personagem que você acompanha durante a história e tem vontade de pular páginas para voltar ao seu ponto de vista quando ela não está presente na cena. As situações em que ela foi colocada são tão tensas e algumas vezes assustadoras. Você lê pensando como ela vai sair de cada situação e, apesar de algumas resoluções serem um tanto quanto surreais demais, é possível compreender, e até aceitar de forma satisfatória a forma com o autor resolveu cada um de seus problemas.

“Silo” é uma história que nos prende a cada página. Um futuro onde o mundo está completamente destruído e as pessoas são controladas basicamente pelo medo. Nem aqueles que estão no poder, que deveriam controlar toda a população restante e saber toda a verdade, tinham consciência da realidade sobre o mundo em que eles viviam. Vale muito a pena ler essa história onde a as mentiras mantem o controle e a verdade pode destruiu o que restou da humanidade. Já estou ansiosa para ler o próximo livro.


6 comentários:

  1. oiii
    eu sempre via a capa desse livro e morria de curiosidade de saber sobre o que era,mas nunca peguei ele para ler a sinopse(nem lembro porque).
    gostei muito da sua resenha me deixou louca para ler ele,vou ler ele o mais rapido possivel
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você ficou animada para ler :D
      Espero que goste do livro!!!

      Excluir
  2. Adorei a história do livro Silo, parece ser um livro que você começa a ler a não para mais até terminar, já to louca pra saber mais do livro. Sem falar que sou apaixonada por distopias e tenho a impressão que essa será muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro mesmo interessante Edmere!
      Tenho certeza que você irá gostar :D

      Excluir
  3. Oi Jana! Sumi, né? Tô voltando! :D
    Parece ser mesmo um livro que nos prende! Gostei do fato de irmos descobrindo os mistérios junto com os personagens.
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Que bom :D
      Muito obrigada!!! Tenho certeza que você irá curtir esse livro.
      Beijos!!!

      Excluir