Coluna | Sequências Literárias: Quando é bom continuar?

| 29 outubro 2014 |
Alguns autores quando começam a escrever suas histórias já pensam nelas divididas em vários livros como uma trilogia por exemplo. Porém alguns ao escreverem fazem a história em um único livro e posteriormente fazem uma continuação, o que, aliás, é muito comum, principalmente se o livro faz sucesso e os fãs fazem pressão por uma sequência.

Mas será que é bom continuar um livro que foi inicialmente desenhado para ser único?

Em minha opinião, o mais correto é fazer uma continuação que foi planejada desde o começo. Existem diversos exemplos de histórias que foram concebidas desde o começo para ser uma sequência, como “Harry Potter” que desde o inicio a autora previu que seriam sete livros e todos foram planejados e organizados antes da escrita.

Mas se no começo o livro foi feito para ser único e depois o autor decidiu fazer uma continuação, é necessário uma idéia muito boa para que esse segundo livro dê certo, pois a sequência tem que ser do mesmo nível ou até melhor que o primeiro para que seja bom, se não fica aquela sensação que não havia necessidade de fazer essa continuação.

Também temos muitas continuações de livros que utilizam a mesma história só que com pontos de vistas diferentes. Não sou contra a esse tipo de estilo, porém é um estilo perigoso de escrita que se não for bem feito pode cair na mesmice. Entretanto se bem feito enriquece e muito o universo da história.

Uma continuação que foi feita com outro ponto de vista que para mim não foi boa foi “Desastre Iminente”, segundo livro da história de “Belo Desastre”.  “Belo Desastre” é um ótimo livro, porém o segundo não foi tão bom assim, achei o segundo ponto de vista um pouco falho durante a leitura, claro que essa é minha opinião. Outros provavelmente devem ter amado a leitura.

Já uma continuação que não foi planejada e que deu muito certo foi “Instrumentos Mortais”. Inicialmente foram três livros que terminam a história de maneira muito satisfatória e depois de algum tempo a autora resolveu fazer uma continuação que rendeu mais três livros a essa série junto com um prequel no mesmo universo de mais três livros. A história ficou excelente e a expansão do universo dos “caçadores de sombras” levou os fãs ao delírio. E sinceramente isso é algo com uma dificuldade extrema de se fazer.

Uma continuação que quero ver como vai ser será a da série “A Seleção”, eu li os três livros e gostei muito. Quando foi confirmada a continuação fiquei muito feliz, porém ao ler a sinopse fiquei um pouco decepcionada e um pouco preocupada de haver um “repeteco” na história. Claro que posso estar errada e torço para estar, mas a autora terá que fazer uma excelente escrita e com boas idéias para que isso ocorra.


Enfim continuações são excelentes para nós fãs, que sempre queremos saber mais e mais do universo criado pelos autores. Mas também acho que dependendo de como vai ser essa continuação é melhor não fazê-la para assim preservar a boa reputação do primeiro livro e consequentemente do autor também. 

10 comentários:

  1. Oiiii
    eu amo quando um livro tem continuação,mas as vezes ela me decepciona
    também acho que para se ter uma continuação deve se ter muito planejamento para não acabar com a história original.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Larissa! Muito Obrigada pelo comentário e eu concordo com vc! Bjs!

      Excluir
  2. Também acho que tem que ser uma ideia muito boa para fazer uma continuação que não foi planejada. Por isso evito séries assim.
    Gostei bastante da coluna!
    Bjs, Vanessa <3

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Eu adoro continuações de livros, principalmente aquelas que foram planejadas, como você disse. Também amei a série a Seleção. Agora nesse outro livro, vão contar a história da filha de America, tomara que seja linda como foi nos outros livros.
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Natália! Também torço para que a continuação de "A Seleção" seja boa mesmo eu estando com um pé atrás. Bjs!

      Excluir
  4. Não gosto muito de continuações de livros, parece que os autores estão sempre enchendo linguiça para vender mais livros.
    Tenho até exemplos de duas séries de livros que acompanhava: Diários de Vampiro e House of Night. As histórias eram muito boas, até o 5° livro. Depois foram incluindo coisas demais, a trama ficou enrolada e, sinceramente, desisti de saber o final (e olha que sou uma pessoa muito curiosa).
    Enfim, mas como vc citou, existem exemplos positivos também. Não dá para generalizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Jaqueline! Realmente existe vários exemplos de continuações exageradas, o que acaba detonando com uma série que tinha todo potencial de ser boa. Muito Obrigada e bjs!

      Excluir
  5. Eu prefiro ler livros que tenha uma continuação, seja uma trilogia ou série mesmo, pois eu sinto uma frustração quando eu leio um livro único e eu amo tanto ele que desejo ler uma continuação e não existe. Realmente tem séries que ao decorrer de cada livro a história vai perdendo a emoção e a narrativa fica chata de se ler. Mas mesmo assim eu prefiro ler série ou trilogia do que livros únicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro Edmere, o fim de algo que nós amamos é sempre muito difícil, né? Porém, a continuação tem que ser a altura dos livros anteriores :D

      Excluir