Coluna | Quando Mudar Pode Ser Bom

| 08 outubro 2014 |
Todos comentam sobre adaptações quando elas são mal feitas, principalmente pelo fato de fugirem da história original. Grande parte das adaptações, quando se mantém fieis, acabam tendo um resultado de ótima qualidade. Porém, ainda temos aquelas que, mesmo com grandes modificações, também ficam excelentes nas telas, sendo que essas modificações, em alguns casos, até superam o enredo original.

Eu assisti os dois primeiros filmes da série “As Crônicas de Nárnia” sem ter lido os livros e me apaixonei pela história e pelos seus personagens. Fui ler os livros já imaginando o quando iria amar embarcar mais profundamente naquele mundo. O primeiro filme é uma cópia exata do livro. Podemos ver em ambas as plataformas os mesmo elementos, devido também ao livro não ser extenso, foi possível deixar o filme muito fiel. Porém, ao ler “O Príncipe Caspian”, infelizmente não me senti do mesmo modo. Eu imaginava que cenas pouco desenvolvidas no filme teriam muito mais profundidade no livro, e não é o que acontece. Ao ver o filme em primeiro lugar e já ter desenvolvido em minha mente um final tão cheio de ação, romance e aventura, é um pouco decepcionante ler um final com menos entusiasmo e ação. Ou talvez tenha me sentido assim por ter as imagens do filme, recentemente visto, em minha mente. Eu torcia tanto para que o relacionamento entre Caspian e Susana fosse ainda mais aprofundado mas no fim, no livro, ele é inexistente.

Uma das séries mais amadas da atualidade, “Divergente”, conseguiu chegar aos cinemas com um filme muito fiel, para agradar os fãs, e com uma narrativa cheia de ação, com o mundo criado pela escritora muito bem desenvolvido para cativar os “iniciandos” desse universo. Apesar de toda a fidelidade do filme, não podemos deixar de mencionar uma das cenas finais que foi completamente reformulada, mas, nenhum fã pode negar que captou toda a essência do livro e o superou de forma grandiosa.  Foi uma mudança muito bem vinda, que não desagradou, muito pelo contrário. Tenho certeza que a própria escritora deve ter desejado ter desenvolvido essa cena exatamente dessa forma em seu livro. Quando Tris enfrenta Quatro no livro, quando ele está sob o efeito do soro da simulação, eles estão sozinhos. No filme, Janine e vários de seus subornados estão presentes, a luta atinge outro patamar, e tanto o retorno de Quatro a sua consciência, quanto à destruição da simulação, se elevam a outro nível. Muito mais tenso e emocionante.

Outro filme lançado recentemente e que já conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, “Maze Runner”, se encaixa perfeitamente nessa categoria. O livro é fantástico. O leitor é apresentado a problemas e a soluções mirabolantes que te fazem não conseguir largar o livro, porém, muitas das cenas ali desenvolvidas ou demandariam muito tempo, ou seriam surreais quando apresentadas nos cinemas. Quando nós imaginamos uma cena, ela pode funcionar muito bem, porém, ver essa cena acontecendo, se for surreal demais, se não for coerente dentro do universo apresentado, pode ser uma catástrofe em um filme. Mesmo se tratando de fantasia, independente do que aconteça, tem que ter uma coerência dentro do mundo criado pelo autor para que o leitor aceite e consiga se prender a leitura. As mudanças de “Maze Runner” foram todas fantásticas, mas, diferente de outros livros, não é como se um fosse melhor que o outro. As mudanças funcionam bem em suas determinadas plataformas de origem, e isso é realmente fantástico. Acho que isso vale para as cenas que Thomas salva Alby e tudo que envolve a fuga deles do labirinto. Foram duas cenas apresentadas de formas muito diferentes, mas com o mesmo intuito e que se encaixaram muito bem no livro e no filme.


Qual a sua opinião? Vocês concordam que mudanças também podem ser positivas? Que adaptação vocês já assistiram que o filme inteiro, ou uma determinada cena, tenham sido melhores que o livro?

8 comentários:

  1. Eu me decepcionei muito quando li As Crônicas de Nárnia, é tão diferente do filme, a não ser o primeiro como você disse, eu esperava algo parecido com o filme, e o final então, inacreditável! Agora Divergente foi espetacular, mesmo com a mudança de uma sena no final, deu mais um UP no filme, eu amei. Eu não tenho muito o que falar de Mazer Runner porque ainda não li a série, apenas assisti o filme, e se como você diz, o filme foi fiel em algumas parte do livro eu com certeza vou me apaixonar pela série :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre mudanças são ruins, né? No caso do Príncipe Caspian é uma inversão total do que nós estamos acostumados a ver. As pessoas sempre se decepcionam quando o filme não é como o livro, mas nesse caso, o livro que decepciona por não ser como o filme.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Concordo totalmente! Adoro quando vocês escreve essas colunas, é legal ver coisas diferentes do que resenhas e notícias. Por favor tenha mais isso :)
    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o quanto eu fico feliz em ler isso Edmere :D
      Pode deixar, teremos novas colunas em breve. Muito obrigada <3

      Excluir
  3. OIIII
    Concordo com você as vezes certas partes que estão no livro não dariam certo no filme,as mudanças as são necessarias,mas não quer dizer que sempre vai dar certo.
    Tambem vi as crônicas de nárnia antes de ler o livro e o primeiro realmente foi fiel ao livro ja o principe caspian teve suas modificaçoes e eu gostei mais do livro.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, geralmente mudar não é bom, mas temos alguns casos em que as mudanças deram certo, né?
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi Jana!
    Acredito que eu seja uma das pouquíssimas pessoas que fazem parte de fandoms e que acredite que mudanças em adaptações são bem-vindas. No caso de Maze Runner fiquei super feliz que eles não colocaram aquela conexão mental estranha que acontece com o Thomas e a Tereza. Achei aquilo nonsense no livro e acharia ridículo no filme também, talvez até mais. O único lugar que achei que esse tipo de conexão se encaixou bem em livro/adaptação foi em A Hospedeira (que diga-se de passagem é umas das adaptações que achei mais fiel e amei), e só achei que ficou bom porque o livro é algo parado e não requer muito ação, como é o caso de Maze Runner. Geralmente eu defendo as modificações em adaptações quando elas vêm para adicionar ação ao filme, como também foi o caso da batalha final em Amanhecer parte 2. Eu SEMPRE quis que tivesse havido uma briga naquele final, tanto, que assim que terminei o livro isso lá pra 2012 eu ficava falando que eles tinham que colocar uma briga no final, senão seria algo super monótomo! Quando eu fiquei sabendo que colocariam fiquei feliz da vida!! Aquele final foi surpreendente, não acredito que tenha uma viva pessoa no fandom que não curtiu aquele final. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você. Aquela cena deu um super UP no final de Amanhecer. Não interferiu no que acontece no livro (afinal de contas não aconteceu) e não ficou só naquela conversa básica do fim do livro... hehehe
      Também adorei a adaptação de "A Hospedeira", os atores e o roteiro foram muito bem desenvolvidos. Não me canso de ver esse filme.
      Quanto a conexão em Maze Runner, não achei tão estranha assim, mas só li o primeiro livro, também não sei a importância que ela terá mais para frente :D

      Beijos!!! <3

      Excluir