Se Eu Ficar

| 04 agosto 2014 |
Mia sofreu um acidente de carro com a sua família e seu estado é tão grave que ela está entre a vida e a morte. Ela nunca imaginou que estaria tão ciente de tudo a sua volta e que a escolha entre ficar ou seguir em frente estaria em suas mãos. Agora, Mia deve escolher entre ficar e suportar viver com a dor de tudo o que ela perdeu ou seguir em frente e deixar para trás um futuro promissor na música, além de tantas pessoas que a amam.

“Se Eu Ficar” é um livro que toca o leitor de uma forma única. Mia é uma menina alegre,  tem uma família maravilhosa que a apoia em todas as suas decisões e a aconselha em todos os momentos. Eles são realmente o seu alicerce para enfrentar a vida. Ela também encontrou na música uma forma de realmente ser feliz. Seu violoncelo é um companheiro quase inseparável e seu talento é considerado por todos promissor. Adam, seu namorado, é alguém tão apaixonado pela música quanto Mia, apesar de serem estilos completamente diferentes, foi à música que os aproximou, o que transformou uma atração adolescente em uma belíssima história de amor.

Em um passeio aparentemente comum, Mia e sua família são vítimas de um acidente de carro. Mia consegue ver seu próprio corpo, muito machucado, porém ainda com vida, ser levado para o hospital e, durante esse processo, ela descobre tudo o que ela perdeu, mas tudo o que ainda podia mantê-la aqui, ela só precisava decidir o que seria mais importante, o que lhe traria menos sofrimento, pois, qualquer que fosse sua escolha, ela jamais poderia ser inteira novamente.

É muito difícil encontrar um livro em que a personagem principal precise tomar uma decisão e que não seja completamente claro para o leitor a decisão que ela deva tomar, que nós não tenhamos uma opinião inabalável. É completamente compreensível, ao se colocar no lugar de Mia, entender o seu dilema. É claro que olhando de fora, apenas como uma espectadora de sua história, eu sempre torci desde o principio para que ela não desistisse, que ela decidisse seguir em frente, porém, é só parar por um momento e se colocar em seu lugar, que é possível compreender, e aceitar, cada momento em que ela pensa em desistir.

Esse livro é construído de uma forma realmente única. O leitor irá conhecer a história de Mia em meio a um momento crítico em sua vida. É impossível não se emocionar com a sua dor e desejar que algum milagre aconteça, que ela não precise tomar decisão alguma e que tudo aquilo não passe de um pesadelo do qual tanto a personagem quanto o leitor poderão acordar.

“Se Eu Ficar” é um livro que nos faz repensar alguns fatos em nossas próprias vidas. Aquela velha história que nós só damos valor a algo quando nós perdermos é tratada aqui de uma forma realmente cruel. Porém, apesar de todo o sofrimento, podemos sentir a força de alguém que cresceu conhecendo vários tipos de amor. Sua família, seu namorado, sua melhor amiga e sua música fizeram dela alguém forte o suficiente para ao menos questionar se valeria a pena continuar. Um livro realmente sensível e tocante, porém, com um final que quase me matou de frustração. Eu mal pude acreditar quando vi que iria terminar de forma tão injusta para qualquer leitor. Não me entendam mal, o livro todo, inclusive o final são maravilhosos, porém, só aceito aquela “conclusão” porque existe uma continuação. Se não existisse, um final como o desse livro, seria uma maldade sem precedentes.


10 comentários:

  1. Nossa, esse livro realmente veio pra me abalar kkk.
    Só de ler essa resenha, já tô com os olhos cheios de lagrimas e com o coração dolorido, imagina quando eu ler o livro?!
    Estou participando de bastantes sorteios desse livro, eu realmente espero ganhar um para poder ler e me emocionar, tanto quanto me emocionei lendo aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro realmente lindo, para tocar o coração de qualquer leitor.
      Vou ficar torcendo para você ganhar um dos 103 livros que estão sendo sorteados :D

      Excluir
  2. Parece ser mesmo bem emocionante.
    Gostei que a gente consegue se colocar no lugar da personagem e aceitar as decisões dela.
    Boa resenha! Bjs <33

    ResponderExcluir
  3. Oi, jana. O livro "se eu ficar" parece ser lindo... estou doida pro meu chegar. Fiquei curiosa p/ conhecer esse final, que (pela sua resenha) deve ser triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não quero te dar nenhum spoiler, mas gostaria muito que você voltasse aqui quando terminar de ler o livro e me falasse a sua opinião :D

      Excluir
  4. Ele é super fofo , e essa capa é DIVA!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler este livro mas agora estou meio na dúvida de leio ou não, por causa desse final que você falou.. tenho medo de me decepcionar. Mas se tem uma continuação acho que vale a pena ler. Adorei sua resenha, parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Edmere, o livro é maravilhoso. O final não é bom nem ruim, ele é brusco na verdade, termina no meio de uma cena, por isso que eu iria ficar muito brava se não tivesse uma continuação :D

      Excluir