Minha Vez de Brilhar

| 16 julho 2014 |
Indie tem uma lagosta muito rara de estimação, pois ela é dourada. Monty Cola, a lagosta, que é sua melhor amiga, um dia entra em sua mochila e a segue até a escola, o que causa uma tremenda confusão, terminando no desaparecimento da lagosta dourada. Tudo o que Indie deseja é encontrar a sua lagosta, ser uma irmã e uma filha melhor para a sua família, porém, nem sempre seus objetivos estarão juntos o suficiente para que os dois se realizem, e Indie vai aprender que ser ela mesma pode trazer mais felicidade para todos do que tentar fingir ser alguém que ela não é.

“Minha vez de Brilhar”, apesar de ser um livro voltado para o público infantil, consegue trazer mensagens que devem ser incorporadas na vida de qualquer pessoa, não importa a sua idade.

Indie se comporta de forma diferente de outras crianças. Ela tem uma lagosta como melhor amiga e se diverte fazendo caretas de peixe. A autora exemplifica bem como as pessoas se afastam e tem uma tendência a ridicularizar tudo o que é diferente, ou pessoas que tendem a agir de forma diferente que as demais.

Ao tentar agradar a sua irmã e fazer com que elas voltem a ser amigas como eram antigamente, ela muda suas roupas, seu cabelo, para até de fazer algo que a divertia, como suas usuais caretas, e toma algumas atitudes que ela considera totalmente erradas, porém que agradam a sua irmã e sua mais nova melhor amiga. Esse contexto mostra que determinadas pessoas tendem a fazer coisas que elas não consideram corretas, apenas para alcançar os seus objetivos, porém, tanto Indie, quanto a sua irmã, aprendem que na vida existem coisas muito mais importantes e que fazendo aquilo que você realmente acredita ser certo, você também poderá alcançar os seus objetivos.

Temos também um personagem maravilhoso que vira o melhor amigo de Indie em sua busca por Monty Cola. Owen é um garoto inteligente, reservado, com graves problemas familiares e com um grande coração, porém, considerado apenas um nerd esquisito. Como toda pessoa diferente, ele é rejeitado por outras crianças de sua idade, e mesmo Indie, que adora o seu jeito e o quanto ele se propôs a ajudar a achar a sua melhor amiga sem nem ao menos conhecê-la realmente, tem medo de que os outros descubram a sua amizade e isso seja visto com maus olhos por sua irmã.


“Minha vez de Brilhar” é uma linda narrativa sobre amizade, sobre você descobrir e ser quem você realmente é, e sobre nunca deixar outras pessoas influenciarem as suas decisões. Indie começa o livro acreditando que deve agradar a todos, mesmo que isso mude quem ela é de verdade, porém, acaba ensinando as pessoas a gostarem delas como elas realmente são. Quando você é você mesmo, quem realmente importa irá estar ao seu lado para sempre.

11 comentários:

  1. Não sabia que esse livro é infantil. Acho linda essa capa... ela é tão fofa e a sinopse tbm é ótima. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é infantil sim, mas a história é bem fofa. Se você gostar vale a pena ler :D

      Excluir
  2. amei a resenha,não sabia que esse livro era infantil,to querendo ler ele a muito tempo,agora to mais ansiosa ainda.

    ResponderExcluir
  3. Pretendo ler esse livro logo!! Acho q irei me identificar com pelo menino! Vamos dizer q muita gente me acha uma nerd esquisita e nem sabe qm eu sou direito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, com certeza, essa é uma leitura super recomendada para você ;D

      Excluir
  4. A moral da historia desse livro e linda. Gosto de livros assim. Que transmitem uma mensagem bonita de ensinamento. Fiquei curiosa para le-lo. Pois, o livro "minha vez de brilhar" me fez voltar ao tempo quando eu era criança e tinha essas vontades.de agradar aos outros, mudar meus habitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes, livros infantis passam algumas mensagens que todos nós devemos aprender todos os dias, né? A história é mesmo linda, tenho certeza que você vai adorar :D

      Excluir
  5. não é por que o livro é infantil que ele deixa
    de ser bom

    ResponderExcluir