Quatro – A Transferência

| 24 maio 2014 |
No livro “Convergente” temos nosso primeiro contato com os reais pensamentos e emoções de Tobias, ao ler os capítulos narrados por ele. Deixamos de ver apenas o homem com quatro medos e, com uma força inabalável, para conhecer um menino que trouxe para sua vida adulta os traumas de uma infância conturbada e repleta de violência. No primeiro de vários extras que nos contarão mais sobre a sua vida, “A Transferência”, nós mostra quem foi realmente o menino que teve coragem de romper com seu pai e, com sua facção, para escolher para si um novo começo.

Quem leu a trilogia “Divergente” sabe o quanto a infância de Tobias foi sofrida, porém, em “A Transferência” temos alguns desses momentos narrados no instante em que eles acontecem, nos levando a ver o quanto ele realmente precisava de um escape para não enlouquecer verdadeiramente.

O conto começa com Tobias em seu teste de aptidão. Ele foi treinado pelo pai para que seu resultado fosse o esperado: abnegação. Tobias não era mais do que uma sombra em sua facção. Sua vida em sua casa era um martírio e as lembranças de sua mãe apenas um resquício da única coisa boa que ele tivera em sua vida.

É muito interessante ver o que o levou a escolher a audácia. A princípio, era como se qualquer facção servisse para ser sua válvula de escape, porém, em todas elas havia alguma maneira de que ela também se tornasse a prisão da qual ele estava tentando escapar, ou que ele fosse tão marcado pelo seu passado que nunca se encaixaria. A audácia era realmente o único lugar em que ele poderia recomeçar. E esse é um começo que ele jamais imaginaria.

“A Transferência” nos faz entender um pouco mais os fantasmas que acompanharam Quatro durante toda a sua vida. Realmente, alguém que viveu por tantos anos sob a sombra de um pai violento e controlador, sem nenhum amigo, vivendo praticamente sozinho dentro de sua mente, não poderia prosseguir com sua vida sem carregar consigo esses fantasmas.


O primeiro conto da vida de Tobias é indispensável para os fãs da série. Podemos encontrar aqui onde começou a nascer o homem que nós conhecemos em “Divergente”, pois, sua vida só começou realmente após deixar a sua facção e a figura de seu pai para trás. Apesar do medo em si realmente não o abandoná-lo, ele teve a oportunidade de recomeçar, e lutou para que o seu passado não estivesse em seu caminho.

6 comentários:

  1. deve ser muito bom acompanhar esse livro: "Quatro- a transferencia".estou curiosa para entender melhor o que esta por tras dos seus quatro medos(que envolvem seu pai, suas escolhas e sua divergencia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito legal ter a oportunidade de estar novamente dentro da cabeça do Tobias e conhecer os seus temores mais profundamente :D

      Excluir
  2. Realmente Jana, é só no terceiro livro da série e que podemos 'ler' os pensamentos de Tobias. E acredito que em 'A Transferência' podemos saber mais sobre o personagem, que verdades sejam ditas, ficou oculto nos primeiros livros da série. è uma empolgação enorme saber que o livro já foi lançado e que poderei lê-lo :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! É quase como se a gente conhecesse outra pessoa lendo os livros em seu ponto de vista :D

      Excluir
  3. Oi Jana!
    Finalmente li Quatro e fiquei mais apaixonada pelo personagem. É muito interessante como funciona a mente do Quatro e como era sua vida antes do filme Divergente. Lendo os contos me deu vontade de saber muito mais sobre ele e definitivamente é um dos meus personagens favorito de todos os tempos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você conseguiu ler :D
      Esse livro é realmente maravilhoso. Encontramos uma versão completamente diferente do personagem que nós conhecíamos. Que diferença pode fazer apenas mudando o ponto de vista... hehehe
      Beijos!!!

      Excluir