Coluna | Spoilers: Ame ou odeie

| 20 maio 2014 |
ATENÇÃO: Essa coluna contem spoilers dos livros “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Convergente” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”

Tem leitor que mal pode se conter quando sai ou vaza alguma informação de algum lançamento que ele está aguardando ansiosamente. Outros, fogem desesperadamente de qualquer fato, seja ele significante ou não, que possa estragar a sua próxima leitura.

Quando se trata de ler ou não spoilers, esse sempre é um tema polêmico. Enquanto uns amam, outros odeiam. Como então conciliar duas vontades tão distintas, sem deixar ninguém insatisfeito?

Eu me lembro que quando foi lançado o livro “Harry Potter e a Ordem da Fênix” eu fui ávida para a internet para saber tudo o que aconteceria no livro. Rapidamente descobri todos os fatos importantes, inclusive a morte de um dos personagens mais queridos da série: Sirius Black. Chorei muito, muito mesmo, quando li o livro, mesmo já sabendo do que aconteceria. Em momento algum, já saber o que aconteceria, mudou a minha emoção ao ler aquelas páginas, totalmente diferente do que aconteceu com o livro “Convergente”.

Eu estava simplesmente lendo mensagens em minha timeline do twitter quando percebo que todos estão em polvorosa. Muitas pessoas já tinham lido um arquivo do livro que havia vazado em inglês, eis quando surge a frase “a autora foi muito corajosa em matar a protagonista”. Como dizem, para bom entendedor, meia palavra basta. Fiquei chocada, obviamente, com a autora por ter matado a protagonista de sua série, mas, ainda mais chocada com alguém que tem coragem de postar algo assim onde todos podem ler.

Devo confessar que, desde o quinto livro da série “Harry Potter”, eu descobri as maravilhas de se descobrir todos os fatos de uma estória lendo o livro. Gosto muito de descobri o que acontece durante a narrativa, na ordem e momento em que o autor acha que seja certo que o leitores se inteirem de cada fato. Saber que a Tris morria antes de ler o livro fez com que eu começasse a minha leitura já um pouco desgostosa do final que viria, e o que poderia vir a me emocionar, só me deixou ainda mais chateada.

Voltando a “Harry Potter”, no evento de lançamento do sexto livro em inglês, quase que eu lancei meu primeiro avada kedavra em alguém. Estávamos em uma livraria, no dia do lançamento em inglês. Creio que seja totalmente obvio que ninguém tinha lido o livro. Uma pessoa (vamos usar a palavra pessoa para manter o nível hehehe) pega o microfone e diz que leu na internet que o Dumbledore morria, e que era o Snape que o matava.

Até hoje eu tenho que respirar fundo ao lembrar desse dia. Eu acredito que isso seja o cúmulo da falta de respeito.  Qualquer pessoa tem o direito de querer saber dos fatos antes de ler o livro, afinal, eles estão ai para quem quiser ver, porém, eu não acredito que alguém tenha o direito de estragar a leitura de alguém que quer descobrir todos os fatos enquanto lê o livro.

Acho que é possível perceber que eu sou completamente contra spoilers, certo? :D
Fiquei morrendo de medo de topar com um spoiler do livro “A Escolha” esses dias, mas consegui completar a minha leitura sem problemas. Por frequentar muitos eventos literários, conheço muita gente que ao contrário do que eu penso, ama spoilers. Uma vez, uma pessoa até me disse que, quanto mais informações ela tivesse sobre o livro, mais interessada em ler ela ficaria.

Queremos saber a sua opinião. Você ama ou odeia saber alguma informação sobre um livro que você ainda não leu? Qual foi o maior spoiler da sua vida?


Cuidado: os comentários podem conter spoilers :D

10 comentários:

  1. Spoiller? Com toda certeza, acho que todo leitor fiel ODEIA! Eu, particularmente, sempre tenho receio de ler certas resenhas (inclusive algumas aqui no blog!) com medo de spoiller. Acho que toda a magia da leitura acaba sendo perdida, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Gosto de saber o mínimo possível. Claro que resenhas sempre tem mais informações sobre um livro do que uma sinopse, por exemplo, porém, nós sempre nos controlamos para não escrever sobre os fatos mais surpreendentes da narrativa :D

      Excluir
  2. eu fico muito chateada com spoilers, realmente e muito chato. vc ainda n leu o livro, e a "pessoa" chega dizendo uma bomba que vai acontecer no livro. o spoiler da tris, por exemplo, me deixou muito chateada. mas eu li o livro mesmo assim, querendo saber o porque de sua morte. e acabou nao me surpreendendo muito. (pelo fato do livro ser muito triste e depre).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu acho que se você gosta e vai atrás, tudo bem, foi uma escolha sua, mas se você não queria saber, é uma falta de respeito ficar topando com alguns por ai sem aviso. :(

      Excluir
  3. Depende do livro... No livro A Esperança eu seria capaz de matar se alguém tivesse me contando certas coisas rs Mas eu gosto de spoilers e fico (também) mais interessada em um livro quando uma pessoa me conta algo.. em 50 tons de cinza foi assim haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se me contassem o que acontece em "A Esperança" eu também não ia gostar nada, nada... hehehe :D

      Excluir
  4. Oi, Jana!
    Preciso concordar com a Luana Souza e dizer que depende muito mesmo do livro. Geralmente, gosto de entrar na história sem saber de nada sobre ela - contudo, se no decorrer do livro o segredo demorar demais para ser revelado ou eu estiver muito ansiosa, procuro spoilers. Um caso assim foi quando li Cidade dos Ossos (e não vou contar o spoiler aqui!), mas acabei descobrindo a maior revelação da série.
    Ah é, e eu tenho aquela mania terrível de espiar as últimas páginas do livro. Juro, já fiz alguns livros perderem a graça por causa disso! hahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que confessar que antigamente (bem antigamente) eu também olhava as últimas páginas dos livros... hehehe... Mas mudei de vida... hahaha.

      Hoje eu dia eu realmente fujo desesperadamente de spoilers. Falando de TMI, já estou evitando páginas sobre a série depois que falaram que o último livro vazou, acho que na França, mas, infelizmente com esse mundo de redes sociais, é praticamente impossível esperar o lançamento de um livro como esse e não pegar spoiler nenhum... :D

      Excluir
  5. Só li os três primeiros parágrafos porque não li Convergente e odeio spoiler, sabe como é! HAUSA Odeio quando acaba de lançar um livro ou filme e a pessoa já viu e fica postando tudo na internet como se todo mundo tivesse a oportunidade de ver/ler tão rápido assim, poxa, já lançou, ok, mas dê tempo para outras pessoas também verem! Rolou uma briga enorme uma vez no facebook porque uma página de fã de um filme postou um spoiler alegando que tinha uma semana que o filme estava no cinema então podia divulgar... cara, e a turma do interior que não tem acesso a cinema fácil? Nem eu da capital vejo filme na primeira semana, imagina quem não pode ver! Enfim, odeio spoiler de qualquer jeito, evito ao máximo, mas infelizmente a internet é mto aberta a isso :/

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você. Acho que se alguém quer postar um spolier tem todo o direito, porém, tem que deixar bem claro o que tem ali para quem não quiser ler não ver sem querer. Todos os spoilers que eu leio são assim, pessoas que não informam o que é ou jogam as informações em qualquer lugar. Obrigada pelo comentário :D

      Excluir