Colunas | Casais coadjuvantes e amados dos livros

| 07 janeiro 2014 |
Alguns autores conseguem criar personagens inesquecíveis, que encantam o leitor a cada aparição, e no caso especifico dessa coluna, casais, que encantam o leitor mesmo não tendo tanta evidencia quanto os personagens principais, mas que muitas vezes conseguem ser mais aguardados no decorrer de uma leitura que os próprios protagonistas.

Fãs de “Harry Potter” são os primeiros da lista a levantarem a mão nesse quesito. A relação amorosa principal do protagonista da série é muito importante (independentemente se amada ou odiada pelo leitor), mas o romance que realmente encanta, que nos faz suspirar e torcer desde o primeiro livro, com certeza se trata dos co-protagonistas Rony e Hermione. Quem nunca viu ali tanto amor por trás de tantas brigas, uma paixão nada contida em cada discussão, até que “no amor e na guerra vale tudo” somos finalmente recompensados com um final feliz?

E se nós sempre nos divertimos, gritamos e nos descabelamos com a relação de Rony e Hermione, o que dizer de um casal tão amado quanto, mas que por sua vez tem sua presença (infelizmente) muito menos presente nos livros, mas que arrebata nossos corações e nos emociona a cada cena, lembrança e momento de amor? Tiago e Lílian (particularmente meu casal favorito) tem o começo de seu romance, talvez ainda mais atribulado do que Rony e Hermione, porém, são a representação do maior amor em toda a série. O homem que morreu para dar uma chance (mesmo que pequena) para que sua mulher e seu filho sobrevivessem e a mulher que morreu para dar um segundo a mais de vida para seu filho. Tenho certeza que cada leitor praticamente mergulhava nas páginas cada vez que eles eram citados devido à forma como a autora nos apresentou esse maravilhoso casal e nos fez amá-los incondicionalmente.

Se todos enlouquecem em cada cena em que o amor de Katniss e Peeta (seja ele verdadeiro ou falso) é retratado em “Jogos Vorazes”, Finnick e Annie conseguem ter seu espaço, e um grande espaço, em nossos corações. Primeiramente somos apresentados a um protagonista com um estilo bad boy, amado por todas as mulheres, destruidor de corações, mas que no final se prova ser um grande homem, com um coração sensível, e a dona desse grande coração é uma mulher frágil, que depois de todas as provações que passou não conseguiu seguir em frente sem apoio, portanto alguém por quem ele faria de tudo e enfrentaria a todos para proteger.

Se tem uma série que tem um casal principal de protagonistas muito amado é “Instrumentos Mortais”. Jace e Clary são perfeitos um para o outro a sua maneira, porém é impossível ler essa série e não se encantar a primeira vista com o Magnífico Feiticeiro do Brooklin. Magnus é perfeito e cativante por si só, porém, alguém que já viveu tanto quanto ele sente uma necessidade de afeto e amor, e algo insignificante como gênero nunca foi empecilho para seus amores, mas quando um certo caçador de sombras surge em sua vida e faz com que ele se sinta como nunca antes, até promessas de nunca mais se envolver com sua raça são esquecidas. Ao mesmo tempo somos apresentados a um mundo que consegue ser até mais preconceituoso que o nosso em relação à homosexualiadade e por isso Alec tenta por muito tempo reprimir seus sentimentos e esconder sua relação, mas no fim o amor (ou o medo da perda) sempre fala mais alto.


Existem vários personagem em livros que por mais que não sejam os protagonistas, a forma como o seu relacionamento é narrada, apareçam eles pouco ou muito durante a estória, nós faz ansiar para que eles apareçam a cada momento. Esses são apenas alguns exemplos de nossos casais favoritos que não são os protagonistas de suas estórias. Quais são os seus? Nos conte quais são seus casais favoritos, aqueles que mereciam ser protagonistas de suas próprias estórias?

Um comentário:

  1. O amor da Hermione e do Rony é o mais lindo de todos, foi muito legal ler desde o primeiro livro até o último como o amor deles foi nascendo e florescendo rs, adorei essa postagem :)

    ResponderExcluir