Em Chamas

| 12 novembro 2013 |
Katniss jamais imaginou que ao tentar salvar sua vida e de seu companheiro de distrito, Peeta, no fim dos terríveis Jogos Vorazes, que sua ação seria vista tanto pela Capital, como pelos distritos em que a tensão como se mantem contida por um fio, como um ato de rebelião, a qual ela agora tinha o dever de conter, ou talvez seja a hora de realmente acender a faísca pela qual todos estão esperando. 

Katniss e Peeta são os vencedores da 74ª edição dos "Jogos Vorazes", mas o seu trabalho não acabou com o fim dos Jogos. Agora, é o momento da Turnê da Vitória. Está bem claro para Katniss, e o presidente Snow fez questão de que ela compreendesse, que seu ato de rebeldia estava inflando a tensão em alguns distritos e ela teria que garantir que todos acreditassem que seu amor incondicional por Peeta era a verdadeira razão pela qual ela manipulou o fim dos Jogos.

Mesmo garantindo que sua "paixão" por Peeta fosse exposta em todos os Distritos, talvez o presidente Snow não tenha ficado satisfeito com seu desempenho e decide tomar atitudes mais drásticas para garantir que todos entendam que nem os mais fortes dentre eles poderiam se opor ao poder da Capital.

Esse é o ano do 75ª edição Jogos Vorazes, ou seja ano do Massacre Quaternário. Como de costume, algo especial deve acontecer a cada 25 anos, e esse ano, os tributos devem ser escolhidos dentre os vitoriosos vivos. Como Katniss é a único tributo do sexo feminino do Distrito 12, está garantida seu retorno para a arena.

"Em Chamas" tem tudo o que nós fez gostar do primeiro livro, mas de uma forma maior. Os personagens, a narrativa, o contexto, tudo cresceu em um nível extraordinário, fazendo com que o leitor ame ainda mais essa fantástica estória.

Nossos protagonistas devem voltar à arena, mas diferente do primeiro livro eles passam a conhecer muito mais os seus adversários, alguns tanto, que eles se tornam aliados quando chega a hora de matar ou morrer. É diferente, porém muito interessante conhecer mais a fundo os outros Tributos. Você acaba tendo outra perspectiva dos Jogos. No primeiro livro você torcia pelo Distrito 12 incondicionalmente, em um determinado momento para Rue, mas não chegamos a conhecer nenhum outro Tributo para realmente sofrer com sua morte, mas em "Em Chamas" essa noção muda completamente. Ao sermos realmente apresentados a outros Tributos, ainda torcemos por Katniss e Peeta, mas é impossível não querer que alguém como Finnick, por exemplo, sobreviva.


"Em Chamas" evoluiu muito do primeiro livro, assim como uma boa série deve fazer. Temos toda uma nova perspectiva de como funciona a politica na Capital, o quanto é grande o sofrimento em outros Distritos, quanto os Jogos podem ser mais cruéis, mas nada te prepara para o final surpreendente desse livro. Terminar "Em Chamas" e não ter "A Esperança" em mãos é para enlouquecer qualquer leitor, com certeza.

2 comentários:

  1. Esse livro é fascinante... Como a autora consegue te fazer imaginar os mínimos detalhes... Vi o filme antes de ler o livro, mas quando li o livro quase enlouquece.... A autora é sensacional;!!

    ResponderExcluir